Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
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Projeto

Conhecendo nossos direitos e aprendendo com nossos deveres Eu achei que o projeto me fez obter conhecimentos sobre os meus direitos e meus deveres. Aprendi que nós podemos usar a nossa própria voz para protestar e que temos espaço na sociedade, mas que também temos que contribuir com ele. A conversa com o promotor me fez esclarecer todas as dúvidas , e também aprender sempre mais.
Dalla lavinea Sheid Hartmann | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Vamos observar o painel e o que ele revela sobre nossa condição e formação humana?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa realizada com a turma utilizou como território o PAINEL INTEGRADOR com recortes de colagens ilustrativas e tópicos do ECA, onde os estudantes tiveram contato através da observação e posteriormente diálogo sobre o que produziram.

Objetivos

Defender ideias, opiniões, concepções e compreensões sobre as relações cotidianas, implicando atitudes de sociabilidade na escola e nos outros contextos onde se inserem.

Comunidade de Aprendizagem

Promotor de Justiça de Sapezal

Articulação com o currículo

As ações pedagógicas contextualizadas na turma do 7 ano, na Disciplina de Língua Portuguesa, comprometem-se com o desenvolvimento da mente dos estudantes e, neste sentido, refletem situações das quais os mesmos se veem como protagonistas do processo e responsáveis pela construção de suas habilidades e competências, reconhecendo-as não apenas no âmbito acadêmico, mas nas relações sociais, afetivas, entre outras, que o currículo compreende como emergentes. Logo, ler, escrever, interpretar e posicionar-se socialmente são atividades imediatas que necessitam de entusiasmo para que aconteçam e, que ao mesmo tempo em que deem conta de ser apreendidas enquanto saberes escolares, sejam utilizadas nas diversas práticas sociais. Com este entendimento, o professor Alessandro, dinamizou o projeto com os estudantes e, revolucionaram juntos as formas de conceber e entender a construção dos vínculos e das experiências, a partir do entendimento do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma dinâmica, participativa e com o envolvimento de todos os estudantes. Como dispositivo para a escolha do tema foi utilizada a votação secreta e, em todas as atividades realizadas, o protagonismo e o empenho de toda a turma foi destaque.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL ENELI FIRMO BANDEIRA SCAPINELLO

Turma
7 ano D

Número de alunos
35

Educadores
Alessandro Lima de Oliveira

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

Apoiadores
Onidete Cleide Viana da Silva

Estou muito feliz com a aprendizagem dos alunos e, com o desempenho, envolvimento e protagonismo. Todos se dedicaram muito e, com a metodologia do programa, percebo o quanto melhoraram as práticas pedagógicas, pois os princípios da cooperação, da cidadania, da ética, da justiça e da solidariedade foram vivenciados e, mediados pelo diálogo e democracia. Destaco como importante ação, a palestra realizada pelo Promotor de Justiça e o quanto o seu exemplo humano e profissional refletiram nas atitudes de toda a turma.

Repercussão na mídia

Com o projeto os estudantes passaram a interpretar a realidade com maior responsabilidade e entender que as leis e atribuições são importante para a organização de toda sociedade. Fazer parte de uma instituição requer o compromisso com o bem de todos e, para isso, respeitar as regras, cumprir com os deveres e defender os direitos são aspectos abordados no projeto e, que garantiram a aprendizagem para a vida toda.