Conhecendo nossos direitos e aprendendo com nossos deveres
“ Eu achei que o projeto me fez obter conhecimentos sobre os meus direitos e meus deveres. Aprendi que nós podemos usar a nossa própria voz para protestar e que temos espaço na sociedade, mas que também temos que contribuir com ele. A conversa com o promotor me fez esclarecer todas as dúvidas , e também aprender sempre mais.
Dalla lavinea Sheid Hartmann | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Vamos observar o painel e o que ele revela sobre nossa condição e formação humana?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa realizada com a turma utilizou como território o PAINEL INTEGRADOR com recortes de colagens ilustrativas e tópicos do ECA, onde os estudantes tiveram contato através da observação e posteriormente diálogo sobre o que produziram.
Objetivos
Defender ideias, opiniões, concepções e compreensões sobre as relações cotidianas, implicando atitudes de sociabilidade na escola e nos outros contextos onde se inserem.
Comunidade de Aprendizagem
Promotor de Justiça de Sapezal
Articulação com o currículo
As ações pedagógicas contextualizadas na turma do 7 ano, na Disciplina de Língua Portuguesa, comprometem-se com o desenvolvimento da mente dos estudantes e, neste sentido, refletem situações das quais os mesmos se veem como protagonistas do processo e responsáveis pela construção de suas habilidades e competências, reconhecendo-as não apenas no âmbito acadêmico, mas nas relações sociais, afetivas, entre outras, que o currículo compreende como emergentes. Logo, ler, escrever, interpretar e posicionar-se socialmente são atividades imediatas que necessitam de entusiasmo para que aconteçam e, que ao mesmo tempo em que deem conta de ser apreendidas enquanto saberes escolares, sejam utilizadas nas diversas práticas sociais. Com este entendimento, o professor Alessandro, dinamizou o projeto com os estudantes e, revolucionaram juntos as formas de conceber e entender a construção dos vínculos e das experiências, a partir do entendimento do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma dinâmica, participativa e com o envolvimento de todos os estudantes. Como dispositivo para a escolha do tema foi utilizada a votação secreta e, em todas as atividades realizadas, o protagonismo e o empenho de toda a turma foi destaque.