Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Revitalizar EM MINHA OPINIÃO, MAIS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DEVERIAM ABRIR AS PORTAS PARA OS PAIS, PARTICIPAREM DA EDUCAÇÃO DOS FILHOS E TER O CONVIVIO COM PROFESSORES E DIRETORES. QUERO AGRADECER MUITO, A TODOS QUE SE DISPÕE EM AJUDAR OS PROJETOS DO PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA.
AMÉLIA BATISTA | responsável
Pergunta Exploratória

O QUE MAIS GOSTA NESTE LUGAR?

Expedição Investigativa

A EXPEDIÇÃO FOI REALIZADA NO CMEI CORAÇÃO DE MARIA, NO DIA 05 DE ABRIL DE 2018, ATRAVÉS DE UMA CONVERSAÇÃO COM OS PAIS E RESPONSÁVEIS DOS ALUNOS, PARA APRESENTAR O PROGRAMA UNIÃO FAZ A VIDA. EM SEGUIDA OCORREU UM PASSEIO PELO CMEI, SENDO FINALIZADO COM UM PIQUINIQUE NO PARQUINHO DA INSTITUIÇÃO.

Objetivos

O PROJETO TEM POR OBJETIVO TRANSFORMAR O SOLÁRIO, EM UM AMBIENTE ESTIMULADOR, LÚDICO E PROPÍCIO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PLANEJADAS DE ACORDO COM O CURRÍCULO.

Comunidade de Aprendizagem

ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR (COLABORADORES) NAS REALIZAÇÕES DAS ATIVIDADES PRÁTICAS DO PROJETO REVITALIZAR, SENDO ELAS: VISITA E OBSERVAÇÃO DOS PAIS/RESPONSÁVEIS, ALUNOS E PROFESSORES NAS INSTALAÇÕES FÍSICAS DO CMEI CORAÇÃO DE MARIA, DOAÇÕES DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO (TINTA), MÃO-DE-OBRA (PINTURA DO ESPAÇO, PALETES E FRASE), PLANTIO DE FLORES E PARTICIPAÇÃO NO ENCERRAMENTO DO PROJETO.

Articulação com o currículo

O CURRÍCULO FOI ARTICULADO AO PROJETO DE MANEIRA INTERDISCIPLINAR, ENVOLVENDO TODOS OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA: CONVIVER, PARTICIPAR, EXPLORAR, EXPRESSAR, BRINCAR E CONHECER-SE. ASSIM COMO O CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: “O EU, O OUTRO E NÓS”, “ CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS”, “TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS”, “ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO”, “ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES”.


Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CORAÇÃO DE MARIA

Diretor
ELZA MACEDO DOS SANTOS GRACI

Turma
MATERNAL II E e F

Número de alunos
30

Educadores
MARLA NATALIA PEREIRADOS SANTOS,VALERIA DE FÁTIMA, ALINE FRANCIELLE MACHADO

Estado
Paraná

Município
Quarto Centenário

Cooperativa
SICREDI VALE DO PIQUIRI ABCD PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO QUARTO CENTENARIO

Apoiadores
ADALTO IVO PICOTTI
WILSON AKIO ABE
CARLOS APARECIDO DE SOUZA
ENNIO ALVES FARIA
MARIA APARECIDA DE SOUZA ABE
MARLENE DE FÁTIMA BOLONHA SIMONGINI
YURI CARDOSO CAIROS

Assessoria Pedagógica
Éder Cordeiro Norma Frost Maria Regina Varolo
O USO DA METODOLOGIA COOPERATIVA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, TRAZ GRANDE SIGNIFICADO A UMA APRENDIZAGEM CONSTRUÍDA A PARTIR DE UMA AÇÃO COLABORATIVA, DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO ATRAVÉS DO DIÁLOGO, PRÁTICAS, VIVÊNCIAS E SABERES DO ALUNO. A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DESTA METODOLOGIA VAI ALÉM DA INSTITUIÇÃO FISÍCA DO CMEI, POIS ENVOLVE VALORES DE COOPERAÇÃO E CIDADANIA.
MARLA NATALIA | Professor(a)