Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

BATATA-DOCE: DOCE ORIGEM Realizar o projeto Batata-doce: doce origem foi prazeroso. Produzimos mudas, fomos para a cozinha da escola fazer escondidinhos de batata, biscoitos, goma e outras delícias de batata-doce. Descobrimos que a batata-doce é nutritiva e ótima para a alimentação humana.
Depoimento coletivo. | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Quais os alimentos que produzimos no campo?

Expedição Investigativa

A expedição foi realizada través de vídeos e documentários do programa Globo Rural relacionados ao cultivo e colheita da batata-doce.

Objetivos

Desenvolver no aluno a sensibilização em relação a valorização do cultivo dos produtos alimentícios do campo ricos em valores nutricionais que trazem benefícios à saúde humana.

Comunidade de Aprendizagem

ASCAR/EMATER - Josiane Bianchim
Roseli Pereti - Receitas de culinária envolvendo a batata-doce
Hélio Kelm, Andressa e Evan Schmidt, Karine Ribeiro e Joelson Köpsell - orientação sobre cultivo e experiências com a batata-doce
Ana Knob e Cleusa Boroski - preparos de pratos

Articulação com o currículo

- Produção de mudas e plantio na horta escolar;
- Preparo de solo: adubação, estudo das partes da planta, calendário agrícola, sistema de medidas, pintura, experiências diversas, tipos de solo, relevo, clima, adubação;
- Produção textual: relatório, poesia, descrição, acróstico, lendas, mitos
- Entrevista; produção de mapa conceitual
- Produção de gráficos
- Preparo de receitas de culinária
- Mostra Pedagógica


Ficha Técnica
Escola
E. E. E. F. Joaquim Nabuco

Turma
4º e 5º Ano

Número de alunos
14

Educadores
Marta Suzana Flores Piran

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Três Palmeiras

Cooperativa
SICREDI REGIÃO DA PRODUÇÃO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TRES PALMEIRAS

Apoiadores
SICREDI, COTRISAL, Chamego

Este projeto nos proporcionou muitos conhecimentos através das experiências, receitas, vídeos, pesquisas e atividades diversificadas que vieram a somar com o conhecimento de cada aluno morador do campo. Veio ao encontro do interesse de cada um que além de aprender a valorizar os produtos do campo também aprendeu a aperfeiçoar o seu cultivo. Foi gratificante e prazeroso desenvolver cada atividade aplicada e conhecer as potencialidades de cada família e comunidade de aprendizagem.