FRUTAS
“ Eu como fruta e compro elas no mercado.
Bruno Heitor Thomas | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao explorarem a cesta?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através da observação das expressões reveladas pelas crianças ao explorarem a cesta de frutas.
Objetivos
Nomear as frutas, reconhecendo-as pela cor, pelo cheiro e pelo sabor.
Comunidade de Aprendizagem
Neusa Alves dos Santos
Articulação com o currículo
As experiências que integraram o currículo da turma, mediadas pela amável professora Raquel, caracterizaram um olhar atento e conhecedor de cada criança. Com este olhar, e com a preocupação com a alimentação das crianças a professora disponibilizou frutas e, com elas o projeto foi potencializado. As crianças exploraram, manusearam, provaram, brincaram e se divertiram muito com as atividades desenvolvidas dentro do Campo de Experiência Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações. No desenvolvimento do projeto as crianças conquistaram autonomia, foram alimentadas individualmente e sem pressa e seus ritmos de mastigação foram respeitados também, uma vez que nesta fase elas estavam apreendendo novas sensações e exercitando vontades e necessidades. Com o projeto, a alimentação se constituiu em um momento muito especial, e se tornou um processo educativo e de cuidado importantíssimo na formação integral das crianças e, na construção das práticas curriculares.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa, contanto com a participação de todas as crianças na escolha do tema do projeto, através de suas expressões.