Classificação: Alimentação
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

FRUTAS Eu como fruta e compro elas no mercado.
Bruno Heitor Thomas | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao explorarem a cesta?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu através da observação das expressões reveladas pelas crianças ao explorarem a cesta de frutas.

Objetivos

Nomear as frutas, reconhecendo-as pela cor, pelo cheiro e pelo sabor.

Comunidade de Aprendizagem

Neusa Alves dos Santos

Articulação com o currículo

As experiências que integraram o currículo da turma, mediadas pela amável professora Raquel, caracterizaram um olhar atento e conhecedor de cada criança. Com este olhar, e com a preocupação com a alimentação das crianças a professora disponibilizou frutas e, com elas o projeto foi potencializado. As crianças exploraram, manusearam, provaram, brincaram e se divertiram muito com as atividades desenvolvidas dentro do Campo de Experiência Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações. No desenvolvimento do projeto as crianças conquistaram autonomia, foram alimentadas individualmente e sem pressa e seus ritmos de mastigação foram respeitados também, uma vez que nesta fase elas estavam apreendendo novas sensações e exercitando vontades e necessidades. Com o projeto, a alimentação se constituiu em um momento muito especial, e se tornou um processo educativo e de cuidado importantíssimo na formação integral das crianças e, na construção das práticas curriculares.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa, contanto com a participação de todas as crianças na escolha do tema do projeto, através de suas expressões.

Ficha Técnica
Escola
CEMEI CRESCER E APRENDER

Diretor
Kessy Haslinger

Turma
Mat II

Número de alunos
10

Educadores
Raquel Hahn Ludwig

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Apoiadores
Neusa Alves dos Santos

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Percebi que os alunos aprenderam a falar corretamente os nomes das frutas.
Raquel Hahn Ludwig | Professor(a)