Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Cores, Aromas E Sabores Foi bem legal, a gente além de brincar aprendeu muito.
Artur | aluno(a)
Durante o desenvolvimento do projeto meu filho Artur relatava em casa tudo o que aprendia na escola, como por exemplo a importância de ter no prato alimentos coloridos e comer frutas e verduras. O tema desenvolvido foi de grande importância, pois as crianças receberam orientações da nutricionista Andréia sobre alimentação saudável e visitaram a horta do S.r. Douglas, entre outras atividades que despertaram desde cedo o interesse pelo assunto.
Morgana Carlis Anzolin | responsável
Pergunta Exploratória

O que mais me chamou a atenção no passeio pelo pátio da Escola?

Expedição Investigativa

No dia 25 do mês de abril de 2018 foi realizado o passeio curioso nas dependências da escola EMEI.Durante o passeio curioso as crianças fizeram várias observações, juntamente com a professora e as auxiliares, para as crianças o que mais chamou a atenção foi à horta da escola, observamos as verduras plantadas.

Objetivos

-Sensibilizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada um de nós;
-Aprender com prazer as cores, formas e sabores.

Comunidade de Aprendizagem

Professor, aluno, auxiliar, merendeira, técnico EMATER, Bióloga, Nutricionista,

Articulação com o currículo

Necessidades das Plantas, cuidados com a terra, sementes, alimentação saudável, plantas medicinais.


Ficha Técnica
Escola
Escola De Educação Infantil Mundo Mágico

Diretor
Elenice Salete Zacarias

Turma
Maternal – II e III

Número de alunos
10

Educadores
Leonide Eliana Benetti

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Maximiliano de Almeida

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MAXIMILIANO DE ALMEIDA

Apoiadores
Secretaria de Educação e Sicredi UniEstados

Assessoria Pedagógica
UNOESC - Professora Márica Pereira
O Programa União Faz a Vida é um espaço para aprender. Nesse ano foi desenvolvido na escola, após o passeio curioso, o tema educação ambiental e alimentar, pois o que mais as crianças tiveram curiosidade foi sobre a horta escolar. A partir desse interesse viu-se a possibilidade o desenvolvimento de ações pedagógicas que permitisse uma maneira diferente de aprender, de interagir com a natureza, com o outro e como cuidar de tudo isso. Foi usada a experimentação para que a criança pudesse conhecer o novo tanto na alimentação quanto no meio ambiente, levando a criança a reconhecer desde cedo a importância de verduras e legumes na alimentação, de onde elas vêm, do que necessitam para viver. Enfim o PUFV nos desafia a mudar nosso olhar de como trabalhar, e que quando parte do interesse da criança tudo é mais significativo.
Leonide Eliana Benetti | Professor(a)