“Fazendo arte: criar, recriar e brincar”.
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Qual a importância de resgatar na escola juntamente com as famílias as cantigas de roda e de criar brinquedos a partir de materiais recicláveis?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 Nossa expedição investigativa foi realizada no pátio da escola com os alunos do Pré A E B e os alunos do 1° Ano.
Foram desenvolvidas as seguintes brincadeiras: 
Cantigas de roda: Ciranda Cirandinha, A canoa virou e Terezinha de Jesus;
Em seguida algumas brincadeiras como: Estátua, Morto Vivo, Passar anel e Telefone sem fio.
Algumas brincadeiras já eram conhecidas pelas crianças, porém tiveram algumas dificuldades na hora dos comandos, bem como na concentração, lateralidade, oralidade, percepção e equilíbrio. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar, envolvendo a família nas atividades diárias dos filhos bem como nas da escola, estimulando a sua participação no processo da construção de brinquedos e cantigas de rodas oportunizando as crianças desenvolverem atividades voltadas ao desenvolvimento da motricidade ampla, fina e a linguagem. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Professoras, alunos, família, Comunidade Escolar. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Motricidade Ampla e Fina: Confecção de brinquedos	Roda de conversa com as crianças sobre os brinquedos que vamos construir;
Pesquisa e escolha dos brinquedos a serem construídos;
Arrecadação dos materiais de sucatas e recicláveis com as crianças;
Separação dos materiais recados;
Construção de moldes por pecinhas pelas professoras;
Organização da sala de aula para fazer os brinquedos;
Criação dos brinquedos pelas crianças com a ajuda das professoras;
Decoração dos brinquedos pelas crianças;
 
Proporcionar momentos de brincadeiras e trocas dos brinquedos entre as duas turmas;
Apresentação e relato oral dos brinquedos construídos pelas crianças.
Família e Escola	Diálogo com as crianças sobre a parceria dos pais na escola;
Elaboração de um convite personalidade pelas crianças com a ajuda das professoras aos pais para participarem de uma manhã diferente na Escola;
Agendamento do dia de cada família e horário;
 Cada família terá que contar uma brincadeira do seu tempo e brincar com as cria 
                                    
                                                                        Processo Assemblear / Conselho de Grupo
                                    
 Após realizar as cantigas e brincadeiras de roda no pátio, realizamos a roda de conversa na sala de aula com as crianças fazendo alguns questionamentos como:
Quem gostou de brincar?
Qual era o nome das brincadeiras?
Quem conhecia essas brincadeiras?
Quem brinca em casa com outros amigos ou com os pais dessas brincadeiras?
             Algumas crianças já conheciam, mas nunca tinham brincado só na escola, outras não conheciam. Cada crianças opinou qual brincadeira mais gostou.
Em seguida conversamos com os alunos que essas atividades que realizamos no pátio tem um objetivo. Então explicamos o projeto relatando o nome do mesmo, seu objetivo, como será desenvolvido, falamos sobre a participação dos pais em algumas atividades. 
            Neste momento explicamos que além das cantigas e brincadeiras de roda também confeccionaremos alguns brinquedos com materiais recicláveis e será nesta et