Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

“Fazendo arte: criar, recriar e brincar”.
Pergunta Exploratória

Qual a importância de resgatar na escola juntamente com as famílias as cantigas de roda e de criar brinquedos a partir de materiais recicláveis?

Expedição Investigativa

Nossa expedição investigativa foi realizada no pátio da escola com os alunos do Pré A E B e os alunos do 1° Ano.
Foram desenvolvidas as seguintes brincadeiras:
Cantigas de roda: Ciranda Cirandinha, A canoa virou e Terezinha de Jesus;
Em seguida algumas brincadeiras como: Estátua, Morto Vivo, Passar anel e Telefone sem fio.
Algumas brincadeiras já eram conhecidas pelas crianças, porém tiveram algumas dificuldades na hora dos comandos, bem como na concentração, lateralidade, oralidade, percepção e equilíbrio.

Objetivos

Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar, envolvendo a família nas atividades diárias dos filhos bem como nas da escola, estimulando a sua participação no processo da construção de brinquedos e cantigas de rodas oportunizando as crianças desenvolverem atividades voltadas ao desenvolvimento da motricidade ampla, fina e a linguagem.

Comunidade de Aprendizagem

Professoras, alunos, família, Comunidade Escolar.

Articulação com o currículo

Motricidade Ampla e Fina: Confecção de brinquedos Roda de conversa com as crianças sobre os brinquedos que vamos construir;
Pesquisa e escolha dos brinquedos a serem construídos;
Arrecadação dos materiais de sucatas e recicláveis com as crianças;
Separação dos materiais recados;
Construção de moldes por pecinhas pelas professoras;
Organização da sala de aula para fazer os brinquedos;
Criação dos brinquedos pelas crianças com a ajuda das professoras;
Decoração dos brinquedos pelas crianças;

Proporcionar momentos de brincadeiras e trocas dos brinquedos entre as duas turmas;
Apresentação e relato oral dos brinquedos construídos pelas crianças.

Família e Escola Diálogo com as crianças sobre a parceria dos pais na escola;
Elaboração de um convite personalidade pelas crianças com a ajuda das professoras aos pais para participarem de uma manhã diferente na Escola;
Agendamento do dia de cada família e horário;
Cada família terá que contar uma brincadeira do seu tempo e brincar com as cria

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após realizar as cantigas e brincadeiras de roda no pátio, realizamos a roda de conversa na sala de aula com as crianças fazendo alguns questionamentos como:
Quem gostou de brincar?
Qual era o nome das brincadeiras?
Quem conhecia essas brincadeiras?
Quem brinca em casa com outros amigos ou com os pais dessas brincadeiras?
Algumas crianças já conheciam, mas nunca tinham brincado só na escola, outras não conheciam. Cada crianças opinou qual brincadeira mais gostou.
Em seguida conversamos com os alunos que essas atividades que realizamos no pátio tem um objetivo. Então explicamos o projeto relatando o nome do mesmo, seu objetivo, como será desenvolvido, falamos sobre a participação dos pais em algumas atividades.
Neste momento explicamos que além das cantigas e brincadeiras de roda também confeccionaremos alguns brinquedos com materiais recicláveis e será nesta et

Ficha Técnica
Escola
EMEF São José

Diretor
Lisandra Fernandes

Turma
Pré A e B 1º ano

Número de alunos
11

Educadores
Liliane Pinheiro Kuhn ; Maria Izabel Bisognin

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Mata

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MATA

Apoiadores
Família

Assessoria Pedagógica
Marisa e Maria Jaci
Nosso depoimento se resume em uma palavra: GRATIDÃO!!!
Liliane Pinheiro Kuhn ; Maria Izabel Bisognin | Professor(a)