Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
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Projeto

O DINHEIRO
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção dos alunos ao assistirem o teatro A Economia de Maria?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através de observação dos alunos assistindo o Teatro A ECONOMIA DE MARIA.

Objetivos

Observar como os alunos reagem e se expressam diante do teatro A Economia de Maria.

Comunidade de Aprendizagem

Ilvani Weyer Schineider Neckel - Gerente da Agência do Sicredi em Querência

Articulação com o currículo

O trabalho com a turma de DM requer muita atenção e diversificação de ações. É um trabalho pontual e precisa de intervenções individuais o tempo todo. Portanto, as práticas necessitam de apoio intenso e de ações educativas que favoreçam e estimulem o desenvolvimento das estruturam biopsicossociais. Partindo deste entendimento o projeto DINHEIRO, reconheceu e promoveu a atuação dos alunos como sujeitos sociais, inserindo-os em situações desafiadoras que possibilitaram que os alunos utilizassem o raciocínio para a realização de um determinado problema. Com o projeto, os alunos deram sentido às vivências, como por exemplo, o contato que tiveram com a Agência do SICREDI. O projeto promoveu a interação entre os pares tornando cada aluno um agente participativo que contribuiu para a construção de saberes compartilhados.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática.

Ficha Técnica
Escola
APAE _ QUERÊNCIA

Diretor
Milena Mistura

Turma
Deficiência Mental Única 1

Número de alunos
10

Educadores
Salete Terezinha Mikoczak

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Apoiadores
Milena Mistura

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Esse projeto possibilitou a vivencia de várias práticas que envolvem o dinheiro, despertando a curiosidade de conhecê-lo melhor e de manuseá-lo. Apesar da limitação, todos conseguiram identificar as cédulas do nosso sistema monetário através dos animais, que estão inseridos nas mesmas. Conheceram a história do dinheiro, esclarecendo como eram feitas as trocas, bem como puderam calcular os gastos que tiveram ao colocar em prática uma receita de brigadeiro. Enquanto professora, senti o prazer em ver os alunos colocarem motivação nas atividades que estavam sendo desenvolvidas e observando a importância de dar continuidade ao trabalho com tema, lançamos uma proposta interna de trabalhar com “cofrinhos”. A metodologia do projeto união faz a vida oportuniza o aluno a ter papel ativo no desenvolvimento de sua aprendizagem
Salete Terezinha Mikoczak | Professor(a)