O BONECO
“ Depois que a Helena passou a ter convívio com outras crianças, começou a desenvolver mais a fala e a criatividade. Passou a ser mais independente, como comer sozinha, calçar o calçado, quer escovar os dentes sozinha, pede para ir ao banheiro para fazer suas necessidades. E sobre o projeto que a professora Patrícia desenvolveu sobre os bonecos, percebi que foi extremamente importante para a Helena. Na hora do banho, ela gosta de levar todos os bonecos, gosta muito de usar sabonete e o shampoo e fica entretida por muito tempo se deixar, mas ela sabe muito bem de seus limites.
Os bonecos tem um significado muito grande para ela, trata eles como filho, demonstra muito sentimento de afeto nas suas atitude com eles.
Érica da Silva Ribeiro | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao brincarem de dar banho nos bonecos?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da observação das expressões das crianças quando brincaram de dar banho nos bonecos.
Objetivos
Observar como as crianças movimentam as partes do corpo e como exprimem corporalmente suas emoções, necessidades e desejos.
Comunidade de Aprendizagem
Elaine Cristina P. Fonseca
Articulação com o currículo
Os bebês, assim como os adultos estão imersos em um mundo de imagens, sons e movimentos. Este mundo precisa dialogar e estar presente nas rotinas das instituições e, com esta concepção pedagógica e cultural, o projeto foi potencializado e, com ele, diferentes estratégias contemplaram os direitos de aprendizagem das crianças. Com o projeto, as crianças experimentaram, exploraram e, de forma integrada o currículo foi se constituindo em um conjunto de significativas vivências. As crianças interagiram e brincaram umas com as outras, movimentaram as partes do corpo, ampliaram as possibilidades de movimentos, participaram do cuidado do corpo dos bonecos, imitaram gestos, sonoridades e movimentos diversos. O projeto visitou os lares e aproximou os familiares da rotina da turma, fortalecendo assim a construção de práticas pedagógicas participativas, atrativas e significativas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática, onde todas as expressões das crianças foram respeitadas e observadas.