Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O BONECO Depois que a Helena passou a ter convívio com outras crianças, começou a desenvolver mais a fala e a criatividade. Passou a ser mais independente, como comer sozinha, calçar o calçado, quer escovar os dentes sozinha, pede para ir ao banheiro para fazer suas necessidades. E sobre o projeto que a professora Patrícia desenvolveu sobre os bonecos, percebi que foi extremamente importante para a Helena. Na hora do banho, ela gosta de levar todos os bonecos, gosta muito de usar sabonete e o shampoo e fica entretida por muito tempo se deixar, mas ela sabe muito bem de seus limites.
Os bonecos tem um significado muito grande para ela, trata eles como filho, demonstra muito sentimento de afeto nas suas atitude com eles.
Érica da Silva Ribeiro | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao brincarem de dar banho nos bonecos?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da observação das expressões das crianças quando brincaram de dar banho nos bonecos.

Objetivos

Observar como as crianças movimentam as partes do corpo e como exprimem corporalmente suas emoções, necessidades e desejos.

Comunidade de Aprendizagem

Elaine Cristina P. Fonseca

Articulação com o currículo

Os bebês, assim como os adultos estão imersos em um mundo de imagens, sons e movimentos. Este mundo precisa dialogar e estar presente nas rotinas das instituições e, com esta concepção pedagógica e cultural, o projeto foi potencializado e, com ele, diferentes estratégias contemplaram os direitos de aprendizagem das crianças. Com o projeto, as crianças experimentaram, exploraram e, de forma integrada o currículo foi se constituindo em um conjunto de significativas vivências. As crianças interagiram e brincaram umas com as outras, movimentaram as partes do corpo, ampliaram as possibilidades de movimentos, participaram do cuidado do corpo dos bonecos, imitaram gestos, sonoridades e movimentos diversos. O projeto visitou os lares e aproximou os familiares da rotina da turma, fortalecendo assim a construção de práticas pedagógicas participativas, atrativas e significativas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática, onde todas as expressões das crianças foram respeitadas e observadas.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL LUZIA MAGGI SCHEFFER

Turma
Mat I D

Número de alunos
16

Educadores
Patricia Mansano Ornel

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

Apoiadores
TDI´S: Andressa Puttkammer e Suely S. da Silva.
COORDENADORA: Marcilene Maria da Silva Engeleann

O projeto foi fundamental para o desenvolvimento de atividades que fazem parte da curiosidade e do interesse das crianças, atendendo as necessidades que eles apresentam. A metodologia do programa nos norteia para uma experiência de aprendizagem rica, onde as crianças brincam e aprendem ao mesmo tempo, tornando cada momento único.
Desenvolver o projeto “O boneco” foi gratificante e enriquecedor, tanto para mim como para todos os envolvidos nesse processo, pois teve participação da comunidade escolar e da família. No decorrer do projeto, observei que as crianças desenvolveram novas habilidades e noções de valores como: generosidade e respeito. Os bonecos são uma forma das crianças se verem fora de seus corpos. Essa percepção ajuda as crianças a desenvolverem a autonomia e também a melhorar sua autoestima.
Portanto, esse projeto foi importante para o desenvolvimento das crianças.