Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Texturas e Sensações no berçário
Pergunta Exploratória

O que posso sentir com minhas mãos?

Expedição Investigativa

A expedição foi realizada no “CMEI Criança Feliz”; foram confeccionados painéis com variadas texturas (areia, espuma, algodão, madeira etc.) algumas bacias com bolinhas de gel e de isopor. As crianças foram levadas próximas dos painéis e bacias onde cada crianças pôde sentir e se encantar com tudo ao seu redor. Um mundo de novas descobertas!

Objetivos

Proporcionar o desenvolvimento das expressões através de atividades lúdicas e da experimentação através do tato de diversos materiais.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade escolar contribuiu com a ajuda no deslocamento dos bebês para diversos ambientes da escola. Houve participação dos pais para a confecções dos livrinhos de texturas, e apoio e incentivo a cada tarefa realizada.

Articulação com o currículo

Eixo intercomunicação e linguagem: Linguagem plástica, Percepção da natureza (arvores das texturas). Contação de histórias (com livros onde podia-se sentir as texturas dos animais).
Exploração de texturas: tintas, melecas, massa de modelar (amassar, rasgar, sentir, cheirar).


Ficha Técnica
Escola
CMEI Criança Feliz

Turma
Berçário B

Número de alunos
12

Educadores
Nair Jose dos Santos Ryba

Estado
Paraná

Município
Nova Aurora

Cooperativa
SICREDI NOSSA TERRA PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA AURORA - PR

Apoiadores
Elaine Barboza e Suely de Fatima Mative Boarreto

Quando tive contato com o projeto “Texturas e Sensações” não imaginava como seria agradável e prazeroso trabalhar com texturas no Berçário. As crianças adoraram cada objeto que tocavam e sentiam com suas mãos. Este projeto contribuiu muito para o desenvolvimento sensorial de cada criança.