O Pintinho Amarelinho
Pergunta Exploratória
Onde está o Pintinho Amarelinho?
Expedição Investigativa
Foi realizada na sala de aula, trouxemos pintinhos onde todos puderam pegá-los e observá-los , cantamos a musiquinha do pintinho amarelinho, pintamos um painel com pintinhos e decoramos a sala com balões em forma de pintinhos ,fizemos um ninho com ovos e uma galinha de pelúcia e fizemos uns pintinhos com bola de isopor como se estivessem saindo do ovo. No final da expedição todos os alunos levaram para casa o balão em forma de pintinho.
Objetivos
Possibilitar ao aluno o contato com um animal pequeno , onde todos podem tocar e sentir as diversas sensações como ;afeto , medo , carinho ,textura , tamanho ,trabalhar também cor e musicalidade .
Comunidade de Aprendizagem
Houve a contribuição dos técnicos avícolas da Copacol Tiago e Karin que trouxeram pintinhos recém nascidos do incubatório e explicaram de onde vem os pintinhos , porque uns são amarelos e outros carijós ou pretinhos , o que eles comem . Meu esposo também nos ajudou fazendo uma cerquinha de madeira para o cercado dos pintinhos
Articulação com o currículo
Linguagem Cênica – Contação de histórias, dramatização e conversação. Eixo identidade e autonomia – composição familiar - quem é a mamãe e o papai do pintinho.
Eixo corpo e Movimento – Expressão de sensações, ritmos corporais , através da dança
Linguagem Musical – Cantar e ouvir músicas. Linguagem Plástica – Percepção de cor , forma , volume e textura . Noções Lógico Matemáticas – Contagem quantos, medidas de tamanho , quem é maior o pintinho ou a galinha .