Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincadeiras Livres – O Brincar Livre em Diferentes Espaços
Pergunta Exploratória

Qual a sua brincadeira preferida?

Expedição Investigativa

A expedição foi realizada no CMEI- Criança Feliz no salão principal, iniciou com a elaboração de vários espaços : Amarelinha, Túnel, Casinha, Barraca, espaço interativo com materiais pedagógicos, mesa para desenho livres com papel craffi onde todos puderam interagir.

Objetivos

Despertar na criança o interesse por brincadeiras desenvolvendo o universo lúdico e estabelecendo relações sociais que possibilitam o seu desenvolvimento social, criativo e emocional.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade Escolar - contribuição para organização no desenvolvimento do projeto com a professora Maria Perez Diniz e a Pedagoga Alessandra Cristina Esser Brustolin. Participação de mães na visita ao sitio interagindo nas brincadeiras de roda, passeio pelo sitio, histórias com fantoche, brincadeiras com bola e no momento de recreação com lanche . Participação das professoras Cleonice de Oliveira com a história O Gato Xadrez e Dauticléia Bozzo Duarte com O Pássaro Sem Cor.

Articulação com o currículo

Eixo Corpo e Movimento:
Brincar: brincadeiras de diferentes formas e em diferentes espaços.
- Linguagem Cênica:
Organização de ação dramática a partir de:
histórias infantis com livros, fantoches e recursos visuais;
brincadeiras livres com bola.
- Linguagem Musical: Cantigas de roda.


Ficha Técnica
Escola
Cmei – Centro Municipal de Educação Infantil – Criança Feliz

Turma
Maternal II

Número de alunos
16

Educadores
Elizabeth Simadon

Estado
Paraná

Município
Nova Aurora

Cooperativa
SICREDI NOSSA TERRA PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA AURORA - PR

Apoiadores
Alessandra, Cleonice, Dauticléia, Geisa, Maria, Silmara, Yuki.

Com o projeto aprendi e vivenciei que é por meio de experiências concretas através do brincar a aprendizagem é mais contextualizada, repleta de significados práticos que auxiliam no processo de aprendizagem, bem como nos fatores cognitivos, afetivos, físicos e psicomotores. O brincar é a essência da infância.