Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Minha família é assim.
Pergunta Exploratória

Quem é a minha família?

Expedição Investigativa

A expedição foi realizada no CMEI- Pequeno Cidadão, onde dentro da própria sala montei um cenário com tecidos e figuras de diferentes famílias. Nesse ambiente contei a história “As famílias do mundinho”, onde as crianças ouviram com atenção e depois interagiram sobre o assunto

Objetivos

Conhecer a história da vida da criança, identificando assim os membros das famílias da mesma, ressaltando a importância da família para a criança, escola e comunidade.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade Escolar - contribuição para organização no desenvolvimento do projeto, através da participação de pais dos alunos para contação de histórias, realização de teatros e visitas na casa de algumas crianças para que possam conhecer diferentes tipos de família, percebendo as semelhanças e diferenças entre elas.

Articulação com o currículo

Eixo conhecimento do ambiente físico, social e cultural – constituição dos núcleos familiares , características, costumes, acontecimentos, celebrações , perdas, moradia e alimentação. Eixo noções lógico matemáticas - noções de quantidade, classificação e seriação, noções de medidas de comprimento maior/menor, mais/menos e organização de gráficos. Eixo identidade e autonomia – oralidade, leitura e escrita, respeito com si e com o outro, situações de afeto e vínculos. Eixo intercomunicação e linguagem – desenho, exposição de idéias, histórias, músicas, dramatização, fatos do cotidiano, relatos de experiências, recorte colagem e modelagem.


Ficha Técnica
Escola
Cmei- Pequeno Cidadão

Turma
Infantil 4 I

Número de alunos
15

Educadores
Meriane Esser Marques

Estado
Paraná

Município
Nova Aurora

Cooperativa
SICREDI NOSSA TERRA PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA AURORA - PR

Apoiadores
Família da aluna Emanueli Luiza da Silva e Mahayla Anacleto Chies, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Prefeitura Municipal de Nova Aurora.

O mais importante no trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o tratamento dispensado a ele, pois é preciso saber estimular o trabalho a fim de que se torne interessante do grupo e não de alguns alunos e do professor,
só assim o estudo envolverá a todos de maneira ativa e participativa nas diferentes etapas.