Minha família é assim.
Pergunta Exploratória
Quem é a minha família?
Expedição Investigativa
A expedição foi realizada no CMEI- Pequeno Cidadão, onde dentro da própria sala montei um cenário com tecidos e figuras de diferentes famílias. Nesse ambiente contei a história “As famílias do mundinho”, onde as crianças ouviram com atenção e depois interagiram sobre o assunto
Objetivos
Conhecer a história da vida da criança, identificando assim os membros das famílias da mesma, ressaltando a importância da família para a criança, escola e comunidade.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade Escolar - contribuição para organização no desenvolvimento do projeto, através da participação de pais dos alunos para contação de histórias, realização de teatros e visitas na casa de algumas crianças para que possam conhecer diferentes tipos de família, percebendo as semelhanças e diferenças entre elas.
Articulação com o currículo
Eixo conhecimento do ambiente físico, social e cultural – constituição dos núcleos familiares , características, costumes, acontecimentos, celebrações , perdas, moradia e alimentação. Eixo noções lógico matemáticas - noções de quantidade, classificação e seriação, noções de medidas de comprimento maior/menor, mais/menos e organização de gráficos. Eixo identidade e autonomia – oralidade, leitura e escrita, respeito com si e com o outro, situações de afeto e vínculos. Eixo intercomunicação e linguagem – desenho, exposição de idéias, histórias, músicas, dramatização, fatos do cotidiano, relatos de experiências, recorte colagem e modelagem.