Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Meio Ambiente.
Pergunta Exploratória

Qual a História Infantil que vocês mais gostaram? E por quê?

Expedição Investigativa

A expedição foi realizada na sala de leitura da Escola Municipal Eugênio Mezzon, com a preparação de um ambiente aconchegante e interativo com diversos livros de histórias infantis, onde foi realizada a prática da leitura visual das imagens das histórias infantis compartilhada entre os alunos e também a prática da leitura da escrita das histórias infantis compartilhada entre professora e alunos.

Objetivos

Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos da Educação Infantil sobre os temas que envolvem, o meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação dos recursos naturais e com o desenvolvimento sustentável.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade escolar organizou e realizou o Projeto com a contribuição de vários colaboradores:
• Professora Dauticléia, que realizou uma ação contando a história infantil: O pássaro sem cor.
• Sítio Alvorada Iguaçuzinho, que iniciou o Projeto oferecendo uma visita panorâmica pelo sítio para a apresentação da definição meio ambiente.
• Da Chácara não me toque, que auxiliou no plantio de mudas de árvores, para o reflorestamento na Chácara.
• Viveiro de mudas, que fez a doação das mudas das árvores.
• Zanelli materiais de construção, que fez a doação de paletes para colocar os vasos com flores, plantadas pelas crianças.
• Chapeação Santo Expedito, que fez a doação da pintura das latinhas de extrato de tomate para a confecção do mini kit de coleta seletiva de lixo.
• Sanepar, que auxiliou com palestra e com panfletos.
• Prefeitura Municipal de Nova Aurora, que auxilio com transporte, com a

Articulação com o currículo

• Linguagem Cênica - Organização da ação dramática, a partir das histórias infantis.
• Caracterização de personagens - Adereços e linguagem adequada ao personagem.
• Espaço Cênico/Cenário: Elementos visuais, sonoros e iluminação.
• Gêneros musicais: Música infantil.
• Registro de ideias/significados - Desenho, linguagem e composição plástica (Bidimensional e Tridimensional).
• Condições climáticas.
• Momentos de prática de leitura de diferentes gêneros discursivos.
• Elementos do meio ambiente: Água, solo, ar, animais e vegetais.
• Identificação de numerais até nove, contagem e registro de quantidades.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Eugênio Mezzon.

Turma
Infantil V

Número de alunos
13

Educadores
Roberta Alves da Silva Ferreira.

Estado
Paraná

Município
Nova Aurora

Cooperativa
SICREDI NOSSA TERRA PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA AURORA - PR

Apoiadores
Professora Dauticléia, Sítio Alvorada Iguaçuzinho, Chácara não me toque - Laurindo Mery Dal Molin/Terezinha de Lourdes Dal Molin, Viveiro de mudas, Zanelli materiais de construção, Chapeação Santo Expedito, Sanepar, Prefeitura Municipal de Nova Aurora, Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O Projeto surge como uma oportunidade de completar o nosso trabalho, colocando em prática as ações direcionadas as nossas necessidades. Como educadora percebi a necessidade de incluir na rotina dos alunos o conteúdo meio ambiente, enfatizando a importância de cuidarmos melhor dos recursos naturais, com conscientização e expansão além da comunidade escolar, incentivando também a população em geral a preservar o meio ambiente.