Meio Ambiente.
Pergunta Exploratória
Qual a História Infantil que vocês mais gostaram? E por quê?
Expedição Investigativa
A expedição foi realizada na sala de leitura da Escola Municipal Eugênio Mezzon, com a preparação de um ambiente aconchegante e interativo com diversos livros de histórias infantis, onde foi realizada a prática da leitura visual das imagens das histórias infantis compartilhada entre os alunos e também a prática da leitura da escrita das histórias infantis compartilhada entre professora e alunos.
Objetivos
Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos da Educação Infantil sobre os temas que envolvem, o meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação dos recursos naturais e com o desenvolvimento sustentável.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade escolar organizou e realizou o Projeto com a contribuição de vários colaboradores:
• Professora Dauticléia, que realizou uma ação contando a história infantil: O pássaro sem cor.
• Sítio Alvorada Iguaçuzinho, que iniciou o Projeto oferecendo uma visita panorâmica pelo sítio para a apresentação da definição meio ambiente.
• Da Chácara não me toque, que auxiliou no plantio de mudas de árvores, para o reflorestamento na Chácara.
• Viveiro de mudas, que fez a doação das mudas das árvores.
• Zanelli materiais de construção, que fez a doação de paletes para colocar os vasos com flores, plantadas pelas crianças.
• Chapeação Santo Expedito, que fez a doação da pintura das latinhas de extrato de tomate para a confecção do mini kit de coleta seletiva de lixo.
• Sanepar, que auxiliou com palestra e com panfletos.
• Prefeitura Municipal de Nova Aurora, que auxilio com transporte, com a
Articulação com o currículo
• Linguagem Cênica - Organização da ação dramática, a partir das histórias infantis.
• Caracterização de personagens - Adereços e linguagem adequada ao personagem.
• Espaço Cênico/Cenário: Elementos visuais, sonoros e iluminação.
• Gêneros musicais: Música infantil.
• Registro de ideias/significados - Desenho, linguagem e composição plástica (Bidimensional e Tridimensional).
• Condições climáticas.
• Momentos de prática de leitura de diferentes gêneros discursivos.
• Elementos do meio ambiente: Água, solo, ar, animais e vegetais.
• Identificação de numerais até nove, contagem e registro de quantidades.