Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Eu e meus Avós – Laços de Afetividade
Pergunta Exploratória

O que mais gosto de fazer na casa da minha avó?

Expedição Investigativa

Com a turma matutina infantil 4 D, a expedição foi realizada na própria sala de aula no CMEI – Pequeno Cidadão, montamos o espaço com cadeira de balanço, colcha de retalhos e utensílios mais antigos e foi contada a história “Colcha de Retalhos”, com interpretação oral.
A turma do período vespertino a expedição foi realizado no pátio da residência da Dona Nair Esser (avó) nesse ambiente teve a apresentação da história “Colcha de Retalhos” através de um teatro, e a contagem da própria história de vida da Dona Olinda Esser (bisavó).

Objetivos

Estabelecer laços de afetividade conscientizando quanto ao respeito que deve ser instituído aos avós, valorizando a figura dos avós dentro da própria família.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade Escolar- contribuição para organização no desenvolvimento do projeto, merendeiras que demonstraram como manipular os ingredientes para realizar a receita.
Prefeitura Municipal – transporte de professoras e alunos para as áreas rurais.
Participação de convidados para realizar a peça teatral, personagens Professora Cecília, merendeira Dona Lourdes, estagiária Francielly, empréstimos de roupas e utensílios.
Comunidade familiar – preparativos e recepção nas próprias casas, passeio pela cidade na semana do aniversário do município realizado pela motorista e avó da aluna Laura com o seu próprio ônibus.
Parentes, amigos que emprestaram seu espaço para a apresentação, Dina que tocou sanfona na confraternização dos avós. Todos os avós que vieram para a confraternização e passaram um tempo na escola com seu neto(a). Lar São Roque que nos receberam para uma visita.

Articulação com o currículo

*Linguagem cênica- caracterização de personagens, cenário, elementos visuais e degustação do bolo de chocolate. Receita do bolo de chocolate, medidas, ingredientes (origem de cada ingrediente), modo de fazer. Colorir o desenho de uma colcha no papel sulfite.
*Passeio no sítio da senhora Maria Meurer (vó da aluna Maria Helena) confecção da bolacha caseira que a neta gosta de ajudar a vó a fazer e degustar, nesse dia foi compartilhada com os demais colegas.


Ficha Técnica
Escola
Cmei – Pequeno Cidadão

Turma
Infantil 4 D – Infantil 4 J

Número de alunos
28

Educadores
Eledir Fátima Waldow

Estado
Paraná

Município
Nova Aurora

Cooperativa
SICREDI NOSSA TERRA PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA AURORA - PR

Apoiadores
Sheila Coelho, Alzira P. Rippel, Nair Sandri Esser, Olinda Sandri, Evanir , Maria Meurer, Silvana Meurer, Francielly Thaís Amorim, Maria de Lourdes E. Pavanelli, Dina Kaiber, Zélio e Salete De biazi, Lar São Roque, Maria da Penha.

O projeto obteve resultado satisfatório, a criança precisa estar mais perto das pessoas idosas para a sua formação de caráter e comprometimento com suas responsabilidades, se sentir amada, as crianças quando viram seus avós na escola ficaram admirados notou-se a alegria nos seus olhos, a visita no Lar mostrou a eles a necessidade de cuidar de quem os ama. Para os adultos fez com que a lembrança dos seus próprios avós viesse à tona nas suas memórias.