Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
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Projeto

Brincando e Aprendendo com Formas e Cores
Pergunta Exploratória

Que formas e cores vocês conhecem?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada no Horto Florestal de Assis Chateaubriand, onde todos se maravilharam com o ambiente, o colorido e as formas lá encontradas. A curiosidade e imaginação foram instigadas com esse passeio

Objetivos

Proporcionar conceitos e reconhecimento das formas geométricas e as cores das mesmas em ambientes diferenciados e em objetos do nosso cotidiano.

Comunidade de Aprendizagem

Oficina de textura com a professora Marlei de Arte;
Oficina com a professora regente sobre sólidos geométricos em forma de almofadas e jogos;

Articulação com o currículo

Eixo Corpo e Movimento: percepção espacial e percepção direcional - relação com o corpo e o espaço; lateralidade e direcionalidade; Eixo Noções Lógico-Matemáticas: noções de geometria - identificação de características por semelhanças e diferenças; classificação (triangulo, quadrado, retângulo, circulo); Classificação de acordo com a superfície plana (não rolam) e curva (rolam); Eixo Intercomunicação e Linguagens: linguagem plástica - percepção na natureza e no cotidiano e na produção plástica: cor, forma, textura e linha; Oralidade e Linguagem escrita: prática de leitura pelo educador leitor; Leitura compartilhada (professor/educando, educando/educando);


Ficha Técnica
Escola
Teotonio Vilela

Turma
Infantil IV

Número de alunos
13

Educadores
Silmara Aparecida dos Santos Alcântara

Estado
Paraná

Município
Jesuítas

Cooperativa
SICREDI NOSSA TERRA PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE JESUITAS

Apoiadores
Equipe Gestora e Pedagógica da Escola, Secretaria Municipal de Educação de Jesuítas

O projeto veio contribuir para a memorização dos conceitos geométricos e as cores, para a aprendizagem nos diferentes ambientes frequentados pelos educandos, como também nos espaços internos e externos. É maravilhoso ver que brincando e se divertindo, todas as crianças têm oportunidade de se apropriarem dos conhecimentos, sem imposição.