Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

DIREITOS HUMANOS
Pergunta Exploratória

Que atitudes chamou a sua atenção neste filme?

Expedição Investigativa

Após terminar o filme professores propuseram conversar sobre as ideias centrais do filme, em que os alunos deveriam fazer uma breve colocação sobre o que acharam importante do filme, deste modo aconteceu uma reflexão muito importante, pois se observouque ideias de racismo, exclusão, abuso de poder e desigualdade foram questões pertinentes ao filme e que foram percebidas pelos alunos como “violação de direitos” para com o outro. Neste momento os professores fizeram uma conexão com a violação de leis e Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Objetivos

O projeto Direitos Humanos elaborados pela área das Ciências Humanas tem por finalidade propiciar os alunos o conhecimento e a identificação referente ao conceito e os princípios que embasam os Direitos Humanos. Para que deste modo possam vivenciar os direitos humanos de modo significativo em sua praticas diárias.
- Reconhecer valores indispensáveis à vida e formação humana;
- Contribuir para uma a criação de consciência que respeite e preserve os direitos humanos;
- Resgatar valores humanos que estimulem atitudes éticas;
-Possibilitar que o aluno se identifique como um agente transformador da sociedade;

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade de aprendizagem está relacionada a toda comunidade escolar, entre eles alunos, pais, professores, coordenadores, diretora e demais membros da comunidade escolar.

Articulação com o currículo

No dia 20 de abril de 2018 os alunos foram ao laboratório de Informática desta Escola para pesquisar as seguintes questões: O que são Direitos Humanos? A Ideia de Direitos Humanos surgiu em que contexto histórico? Autores e obras bibliográficas que foram os precursores da ideia do Direito Fundamental do Homem? No dia 4 de maio de 2018 os alunos foram novamente no ao laboratório de Informática desta Escola para pesquisar: “Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão 1789 na página virtual www.direitoshumanos.usp.br/.../declaracao-de-direitos-do-homem-e-do-cidadao-1789. Os Alunos foram divididos em grupos e divididos os 17 Artigos que deveriam ser copiados estudados e socializado aos colegas e professores que contribuíram para um maior aprofundamentos reflexivo trazendo assim para nossa realidade local atual. No dia 18 de maio de 2018 os alunos socializaram com colegas e professores frases famosas referentes a defesa dos direitos humanos ...


Ficha Técnica
Escola
Instituto Estadual João XXIII

Diretor
Delfina Magnabosco

Turma
1º, 2°, 3° ano

Número de alunos
35

Educadores
Clerimara Possamai e Cleonice Fatima Lubian

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campinas do Sul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPINAS DO SUL

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação, Sicredi UniEstados e 15º CRE.

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Ivonei Fabiane Grolli
No decorrer do projeto foi oportunizado aos alunos momentos de pesquisa e reflexão sobre o tema Direitos Humanos entendidos como inerentes a todos. Cada ser humano possui direitos essenciais que não podem ser violados. Partindo desse pressuposto os alunos buscaram através de debates e roda de conversa citar situações em que nos deparamos em nosso cotidiano de que realmente ainda vivenciamos muitas vezes casos de total desrespeito com o próximo principalmente o racismo que está muito forte ainda em nossa sociedade. O trabalho realizado com eles foi de grande valor, pois oportunizou despertar nos mesmos o respeito com todos independente das diversas situações em que o ser humano se encontra e que para termos uma sociedade melhor depende das nossas ações e atitudes como ser humano. Para nós professoras com certeza conseguimos despertar nos alunos mudanças em seus comportamentos em relação aos outros, despertando neles o sentimento da empatia e também uma consciência maior de que todos somos iguais e que juntos podemos tornar o nosso ambiente melhor e mais feliz, respeitando a dignidade
Clerimara Possamai e Cleonice C.S Lubian. | Professor(a)