A abelha voa sobre a florzinha e faz na sua casinha
“ Eu gostei muito, porque aprendi muitas coisas legais sobre as abelhas. Eu e meus amigos comemos mel e conhecemos as casas das abelhas também.
Kemilly Rocha de Lima | responsável
Pergunta Exploratória
De onde vem o mel?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada no pátio do CMEI, montamos uma tenta. Contamos com a participação e colaboração do Sr. Ira Bragagnollo, o qual é apicultor, o mesmo trouxe para alguns dos seus equipamentos para os alunos conhecer, tais como: o fumigador, macacão de apicultor com chapéu, máscara e tela protetora, caixote (casa das abelhas), o mel no favo, o mel já embalado por ele para ser vendido
Objetivos
Conhecer o mel, sabor e sua origem, enfatizando desta forma a importância do mesmo em nossa alimentação, nos produtos medicinais e cosméticos
Comunidade de Aprendizagem
Visita do produtor de mel Ira Bragagnollo ao CMEI para falar sobre a produção de mel e degustação do mel.
Visita ao sítio do Sr. Francisco Fabiano Rodrigues da Silva - demonstração de abelhas Jatai.
Doação de uma colmeia vazia Sr. Edivan da Silva Rocha.
Articulação com o currículo
Eixo Conhecimento do Meio Ambiente Físico, Social e Cultural - Alimentos - Origem: animal, vegetal e mineral; Alimentos - Naturais e industrializados; Alimentos - Alimentação ou alimentos saudável; Saúde - Uso de medicamentos: uso do mel. Eixo Noções Lógico Matemáticas- Números e operações - leitura de números de 0 a 5 (utilizando abelhas, representando quantidade);Números e operações - relação com objetos: um, nenhum, muito, pouco, tem menos, o que tem mais, tem a mesma quantidade. Corpo e Movimento - Reprodução do movimento. Eixo Intercomunicação e Linguagem - estudo do espaço, corpo, casa e escola, registro de ideias, significados, desenhos, tentativas de escrita.