Conhecendo as frutas.
Pergunta Exploratória
De onde vem as frutas?
Expedição Investigativa
A expedição foi realizada em um sítio onde conheceram variados tipos de pé de frutas, como de amora, banana, goiaba, entre outros. As crianças colheram amora e provaram a fruta. Em outro momento, no Formosa Tênis Clube os alunos conheceram pé de coco, manga e mamão. Em uma outra visita, na casa da Senhora Rosangela também conheceram pé de romã e jabuticaba. Conheceram também o pé da fruta Jambo do Pará. Em outros espaços, tiveram oportunidade de conhecer a planta que produz o morango. Em visita ao Supermercado da Copacol, os alunos foram acompanhados pela Gerente Catia, da qual explicou a importância das frutas e preparou uma linda mesa com várias frutas proporcionando, às crianças a degustação de varridos tipos de frutas.
Objetivos
Estimular nas crianças o interesse pelas frutas, na descoberta “de onde vêm as frutas” e como elas são produzidas, bem como, explorar as características físicas das frutas e qual a importância das frutas em nossa alimentação para uma vida saudável.
Comunidade de Aprendizagem
Eixo Corpo e Movimento: assentar, levantar, pular, pegar e dançar obedecendo a um estímulo. Pintar usando as mãos. Música: ouvir e apreciar a música. Acompanhar uma música batendo palmas ou os pés.
Artes: identificar as cores das frutas. Relacionar a tinta que está sendo usada à cor da fruta que está sendo registrada. Recorte e colagem das frutas. Valorizar as próprias obras. Construção de um livro sobre as frutas.
Português: pronunciar o nome das frutas. Ouvir histórias “chapeuzinho Vermelho”. Interpretar imagens. Expressar oralmente suas impressões.
Matemática: Identificar formas e cores. Registrar quantidades. Estabelecer relações: grande/pequeno, mais/menos, inteiro/metade.
Natureza e sociedade: conhecer algumas frutas. Desenvolver bons hábitos alimentares. Identificar as frutas em nosso cotidiano.
Articulação com o currículo
Comunidade escolar – Participação dos convidados da comunidade, onde ajudaram a fazer maçã do amor e salada de frutas. Os pais colaboraram trazendo para a escola ou informando onde tinha pé de frutas. Alguns dos pais também participaram indo ao supermercado para ajudar seu filho a comprar as frutas para a salada de frutas. Contamos sempre com a presença da coordenadora pedagógica: Arlene Piovan Caretta.