Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
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Projeto

A vida no campo
Expedição Investigativa

A expedição investigativa, através da boa pergunta “quais recursos naturais, culturais e econômicos podemos observar neste local”, destacou a água, as árvores, a estufa com produção de hortaliças, a instalação da indústria de mel e a produção agrícola. O desenvolvimento do tema “A vida do campo” possibilita o conhecimento e a valorização da vida do campo através da cooperação, desenvolvendo cidadãos participativos e atuantes na sua comunidade.

Objetivos

Desenvolver a capacidade de auto estima, fortalecendo o vínculo familiar e a convivência comunitária, assim facilitando o seu dia a dia e proporcionando qualidade de vida.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos, professores, Emater, funcionários e comunidade em geral.

Articulação com o currículo

Disciplinas interdisciplinares, Português, Produção textual, Matemática
Cálculos, medidas e Histórias matemáticas,
Ciências, Valor nutricional dos alimentos. Espécies de árvores frutíferas.
Solo Calendário de produção Agrícola.
Estudos Sociais, Localização Geográfica,
Artes, Maquete da Horta.
Português: Confecção de panfletos para divulgação do projeto.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTO ANTÔNIO

Diretor
Noelí Dallabrida Balestrin

Turma
Educação Infantil ao 5º ano

Número de alunos
26

Educadores
Noelí Dallabrida Balestrin

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades de Itapiranga
A escolha do tema justifica-se pela importância de envolver a comunidade escolar para atingir os objetivos no processo ensino aprendizagem. Contudo, primeiramente se faz necessário conhecer a comunidade e, neste sentido, a realização do mapeamento, conhecendo sobre a água, a alimentação, a produção, as atividades agrícolas, a industrialização de produtos do campo, o vínculo familiar e a convivência comunitária.