Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O mundo dos peixes
Pergunta Exploratória

O que você vê, ouve, sente e cheira neste local?

Expedição Investigativa

No dia 21 de março os alunos do 1º ao 3º ano, juntamente com os professores, coordenação pedagógica e merendeira da escola. A pergunta exploratória que motivou foi: O que você vê, ouve, sente e cheira neste local? Durante a expedição os alunos demonstraram muito interesse pelas máquinas da lavoura (passador de veneno, colheitadeira, trator, de limpar e separar sementes). Ficaram atentos às explicações, faziam perguntas. Os detalhes como os animais, os açudes, pluviômetro, não lhes chamavam atenção. Gostaram também muito de ver como se produz a cachaça e o vinho e fizeram muitas perguntas. Muitos andavam com o caderno e o lápis e anotavam as explicações. Em torno das 10:00 h, dissemos que iriamos pescar, foi o melhor momento do dia. Muitos vibravam porque gostavam de pescar e queriam pegar muitos peixes, outros que nunca haviam pescado estavam, ao mesmo tempo, ansiosos.

Objetivos

. Identificar as características e modos de viver dos peixes.
· Compreender sobre alimentação, habitat, reprodução, espécies e preservação dos peixes.
Interagir com os pares.
· Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa.
· Registrar informações obtidas em listas, quadros, cartazes, anotações, fotos, frases ou desenhos, textos.
· Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos.
· Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar.
· Utilizar os recursos existentes na sala de informática e auditório para projeção e pesquisa, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Comunidade de Aprendizagem

Escola e comunidade.

Articulação com o currículo

Linguagem:- Abecedário, brincadeiras, jogos, músicas, atividades escrita, desenhos, leitura. Ler e interpretar diferentes tipos de textos que falem sobre a água; leitura para deleite; leitura pela professora; leitura pela professora; Rodas de conversa; Leitura e contação dos colegas; Cantos; Rodas de conversa; Recontar histórias e/ou notícias lidas/ouvidas; participar de apresentações,
- declamar versos; Exercícios de gramática, pontuação e ortografia; Estudo do dicionário; Continuar texto, iniciar texto, produzir textos de diferentes gêneros. Matemática: Numerais, adição e subtração; adição; subtração; multiplicação; Divisão; prova real; resolução de problemas. Ciências da natureza: Água doce X água salgada; Água do município; Peixes; Seres vivos; Alimentos de origem animal, vegetal e mineral; Cadeia alimentar; Animais invertebrados; Características dos animais vertebrados; Partes do corpo; Hábitos para uma vida saudável; Alimentação saudável; etc


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes

Diretor
Neivo Rektenvald

Turma
1º e 2º anos

Número de alunos
24

Educadores
Maristela T. Zahner e Sirlei Gazzoni

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Três Arroios

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TRES ARROIOS

Apoiadores
Direção da escola.

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Professora Consuelo Piaia
Inicialmente pensamos que o tema não seria muito significativo uma vez que a maioria dos nossos alunos residem no interior e têm contato com peixes, pescarias, etc. porém nos surpreendeu que a grande maioria nunca tinha pescado e nunca tinha pegado peixes na mão ou visto um peixe de perto. Muitos tinham medo de pegá-los. Alguns mesmo depois de pescar não tiveram coragem de pegar um peixe na mão.
No decorrer do projeto percebemos que eram muitas as curiosidades dos alunos, inclusive dos pais e professores sobre esse tema. O projeto deixou muitos conhecimentos e fez com que os alunos pesquisassem e trouxessem para a escola muitos conhecimentos e curiosidades acerca dos peixes.
Maristela T. Zahner e Sirlei Gazzoni | Professor(a)