O mundo dos peixes
Pergunta Exploratória
O que você vê, ouve, sente e cheira neste local?
Expedição Investigativa
No dia 21 de março os alunos do 1º ao 3º ano, juntamente com os professores, coordenação pedagógica e merendeira da escola. A pergunta exploratória que motivou foi: O que você vê, ouve, sente e cheira neste local? Durante a expedição os alunos demonstraram muito interesse pelas máquinas da lavoura (passador de veneno, colheitadeira, trator, de limpar e separar sementes). Ficaram atentos às explicações, faziam perguntas. Os detalhes como os animais, os açudes, pluviômetro, não lhes chamavam atenção. Gostaram também muito de ver como se produz a cachaça e o vinho e fizeram muitas perguntas. Muitos andavam com o caderno e o lápis e anotavam as explicações. Em torno das 10:00 h, dissemos que iriamos pescar, foi o melhor momento do dia. Muitos vibravam porque gostavam de pescar e queriam pegar muitos peixes, outros que nunca haviam pescado estavam, ao mesmo tempo, ansiosos.
Objetivos
. Identificar as características e modos de viver dos peixes.
· Compreender sobre alimentação, habitat, reprodução, espécies e preservação dos peixes.
Interagir com os pares.
· Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa.
· Registrar informações obtidas em listas, quadros, cartazes, anotações, fotos, frases ou desenhos, textos.
· Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos.
· Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar.
· Utilizar os recursos existentes na sala de informática e auditório para projeção e pesquisa, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Comunidade de Aprendizagem
Escola e comunidade.
Articulação com o currículo
Linguagem:- Abecedário, brincadeiras, jogos, músicas, atividades escrita, desenhos, leitura. Ler e interpretar diferentes tipos de textos que falem sobre a água; leitura para deleite; leitura pela professora; leitura pela professora; Rodas de conversa; Leitura e contação dos colegas; Cantos; Rodas de conversa; Recontar histórias e/ou notícias lidas/ouvidas; participar de apresentações,
- declamar versos; Exercícios de gramática, pontuação e ortografia; Estudo do dicionário; Continuar texto, iniciar texto, produzir textos de diferentes gêneros. Matemática: Numerais, adição e subtração; adição; subtração; multiplicação; Divisão; prova real; resolução de problemas. Ciências da natureza: Água doce X água salgada; Água do município; Peixes; Seres vivos; Alimentos de origem animal, vegetal e mineral; Cadeia alimentar; Animais invertebrados; Características dos animais vertebrados; Partes do corpo; Hábitos para uma vida saudável; Alimentação saudável; etc