Ruínas de São Miguel
Pergunta Exploratória
O que aconteceu nesse lugar?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa contou com uma viagem a São Miguel das Missões (RS), envolvendo os alunos do 9º ano, alguns professores e a direção da Escola. Esta ocorreu em 02 de outubro de 2018, com o objetivo de conhecer os fatos aí ocorridos, ou seja, a explicação para a existência das ruínas que por ora persistem. Vários questionamentos surgiram in loco acerca dos acontecimentos do passado, buscando-se descobrir suas causas e sua relação com o presente.
Objetivos
• Conhecer a história que envolve o índio guarani e as Missões;
• Analisar vestígios que as Missões oferecem acerca da história da colonização e dos tratados entre Portugal e Espanha;
• Valorizar dados e demais materiais históricos;
• Associar fatos do ontem a acontecimentos do hoje, estabelecendo a relação passado-presente;
• Identificar povos e interesses envolvidos nas Missões;
• Opinar sobre fatos e atitudes relacionados às Missões.
Comunidade de Aprendizagem
O projeto contou com a participação dos alunos do 9º ano e dos professores da escola. A história das Missões transformou-se em núcleo temático, com perspectiva para a abordagem de diversas temáticas, que instigaram a escola a questionar, pesquisar e conhecer. Foi parte do projeto transmitir aos pais o que se viu e aprendeu com o passeio às Missões, considerando-se, assim, que estes também, de uma forma ou outra, tenham participado do projeto.
Articulação com o currículo
O projeto tem servido para oferecer suporte a diversos conteúdos, nas mais diversas áreas, como a produção de relatos orais e escritos, locais e fatos históricos, numeração associada a frações, ordem e quantidades, com relação ao povo guarani, bem como o estudo de locais e fatos históricos abordando o povo guarani e seus aliados. Nas artes, o desenho, a pintura, o recorte e a colagem, relacionados à confecção de cartazes e de maquetes, têm merecido destaque.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Antes da execução do projeto, discutiu-se sobre a pertinência de uma viagem às ruínas para dar suporte ao desenvolvimento de conteúdos nas mais diferentes áreas. O passeio viria, também, para reforçar as noções vistas no projeto desenvolvido em 2017, quando o tema foi à comunidade em que a escola está inserida e que envolve ruínas proporcionadas por ocasião da construção da Usina Hidrelétrica de Itá. Durante a execução, em conjunto com os alunos, optou-se por levar em conta os interesses dos mesmos em relação ao projeto e as a partilha de sugestões para a realização do mesmo (metodologia). A classe optou por atividades manuais, como pinturas e confecção de maquetes, sugerindo, também, a projeção de um show de luzes que envolvesse toda a classe. Levando-se à risca os interesses da turma, os professores direcionaram, também, seus interesses em resultados satisfatórios aos conteúdos