Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

Ruínas de São Miguel
Pergunta Exploratória

O que aconteceu nesse lugar?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa contou com uma viagem a São Miguel das Missões (RS), envolvendo os alunos do 9º ano, alguns professores e a direção da Escola. Esta ocorreu em 02 de outubro de 2018, com o objetivo de conhecer os fatos aí ocorridos, ou seja, a explicação para a existência das ruínas que por ora persistem. Vários questionamentos surgiram in loco acerca dos acontecimentos do passado, buscando-se descobrir suas causas e sua relação com o presente.

Objetivos

• Conhecer a história que envolve o índio guarani e as Missões;
• Analisar vestígios que as Missões oferecem acerca da história da colonização e dos tratados entre Portugal e Espanha;
• Valorizar dados e demais materiais históricos;
• Associar fatos do ontem a acontecimentos do hoje, estabelecendo a relação passado-presente;
• Identificar povos e interesses envolvidos nas Missões;
• Opinar sobre fatos e atitudes relacionados às Missões.

Comunidade de Aprendizagem

O projeto contou com a participação dos alunos do 9º ano e dos professores da escola. A história das Missões transformou-se em núcleo temático, com perspectiva para a abordagem de diversas temáticas, que instigaram a escola a questionar, pesquisar e conhecer. Foi parte do projeto transmitir aos pais o que se viu e aprendeu com o passeio às Missões, considerando-se, assim, que estes também, de uma forma ou outra, tenham participado do projeto.

Articulação com o currículo

O projeto tem servido para oferecer suporte a diversos conteúdos, nas mais diversas áreas, como a produção de relatos orais e escritos, locais e fatos históricos, numeração associada a frações, ordem e quantidades, com relação ao povo guarani, bem como o estudo de locais e fatos históricos abordando o povo guarani e seus aliados. Nas artes, o desenho, a pintura, o recorte e a colagem, relacionados à confecção de cartazes e de maquetes, têm merecido destaque.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Antes da execução do projeto, discutiu-se sobre a pertinência de uma viagem às ruínas para dar suporte ao desenvolvimento de conteúdos nas mais diferentes áreas. O passeio viria, também, para reforçar as noções vistas no projeto desenvolvido em 2017, quando o tema foi à comunidade em que a escola está inserida e que envolve ruínas proporcionadas por ocasião da construção da Usina Hidrelétrica de Itá. Durante a execução, em conjunto com os alunos, optou-se por levar em conta os interesses dos mesmos em relação ao projeto e as a partilha de sugestões para a realização do mesmo (metodologia). A classe optou por atividades manuais, como pinturas e confecção de maquetes, sugerindo, também, a projeção de um show de luzes que envolvesse toda a classe. Levando-se à risca os interesses da turma, os professores direcionaram, também, seus interesses em resultados satisfatórios aos conteúdos

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Fioravante Lorini

Diretor
Fabíula Palavicini Burin

Turma
9º ano

Número de alunos
12

Educadores
Valdecir A. Borges, Roseli M. Vendruscolo, Fátima Pesavento, Fabíula Palavicini Burin e Tatiana Cassol.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Severiano de Almeida

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SEVERIANO DE ALMEIDA

Apoiadores
Prefeitura Municipal de Severiano de Almeida, direção da EMEF Prof. Fioravante Lorini, SICREDI

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Professor Adriel Scolari
Talvez o aspecto mais surpreendente no projeto tem sido o despertar do interesse na classe quando do desenvolvimento das atividades relacionadas. Entende-se que a visitação às ruínas de São Miguel e Santo Ângelo tem propiciado aulas mais dinâmicas, com suporte. Os conteúdos programáticos nas mais diversas áreas têm alcançado rendimento satisfatório, tendo em vista a metodologia que se tem adotado em prol do passeio. Por outro lado, nós, professores, acreditamos que a interdisciplinaridade tem sido o ponto de ignição para o sucesso do projeto. Em suma, destacamos o rendimento da classe, tanto na assimilação dos conteúdos quanto no despertar de habilidades e valores, como o ato de expressar-se a valorização da cooperação e do respeito.
Valdecir A. Borges e Roseli M. Vendruscolo | Professor(a)