Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O Tapete de História
Pergunta Exploratória

O que temos aqui?

Expedição Investigativa

Escolha de vários livros de literatura infantil, para serem lidos e contados em sala de aula. Pintar a parte mais emocionante, interessante, com personagens, cenário. Em casa, com a família, reler o livro e desenhar em tecido de 40 cm X40 cm, que serão enviados pela professora. Expor a história junto com grupo no painel.

Objetivos

Envolver os alunos e suas famílias no fascinante mundo da literatura, oportunizando lhes interação social, um momento diferente e prazeroso, que instigue o envolvimento nas tarefas escolares.

Comunidade de Aprendizagem

Escola e comunidade.

Articulação com o currículo

Leitura, expressão oral, produção escrita, compressão, treino de leitura e escrita, gêneros textuais, relação número X numeral, noção de conjunto, medidas diversas, autores, hábitos de higiene, cuidados com meio ambiente.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Sorteio para saber a ordem de recebimento do material usado na confecção do tapetinho; tempo determinado para concluir a tarefa de desenho e pintura; apresentação das historias escolares pelos alunos e família.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Fioravante Lorini

Diretor
Fabíula Palavicini Burin

Turma
5º Ano

Número de alunos
18

Educadores
Lídia de David Ronssoni

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Severiano de Almeida

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SEVERIANO DE ALMEIDA

Apoiadores
Secretaria Municipal de educação e Sicredi UniEstados.

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Professor Adriel Scolari
A tarefa implicou em tempo e possibilidade para a seleção das histórias trabalhadas. Por outro lado, notou-se mais envolvimento da turma. Cada família envolveu-se na atividade e a expectativa era imensa a cada dia pela chegada do trabalho, já pronto à escola.
Lídia de David Ronssoni | Professor(a)