Fenômenos Naturais
Pergunta Exploratória
De que forma acontecem os Fenômenos Naturais?
Expedição Investigativa
Baseado no Filme – CATÁSTROFE DE SAN ANDREAS
Objetivos
• Reconhecer os diversos Fenômenos Naturais e a maneira em que os mesmos se formam, ou quando começam a formar-se, levando em conta a caracterização dos mesmos, a intensidade que o impacto de cada um pode provocar na natureza;
• Propiciar oportunidades de trabalho cooperativo (em grupo);
• Oportunizar a pesquisa;
• Dar mais dinamicidade às aulas.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores e comunidade escolar, como um todo.
Articulação com o currículo
Pesquisas, produções orais e escritas, unidades de medidas, meio ambiente, confecção de maquetes e cartazes, vulcanismo, terremoto, tsunamis, tornados.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Em um conselho de grupo (professores e alunos), foi discutido o que seria colocado na prática, o que iríamos expor para a Comunidade Escolar e demais visitantes. Após vários encontros, conversas e questionamentos, decidiram expor o ciclone e vulcão, usando os recursos da escola e dos alunos. Os mesmos construíram maquetes representando parte de uma cidade, o antes e o depois da passagem de um ciclone e a destruição em massa; construíram um vulcão e fizeram a erupção do mesmo explicando os danos causados por esse fenômeno. Falaram e explicaram também dos demais fenômenos, como tornados, vendavais, entre outras, não demonstrados na exposição.