Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Reciclagem de lixo eletrônico
Pergunta Exploratória

O que podemos fazer com o lixo eletrônico deste local?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa ocorreu no Laboratório de Informática da Fundação Crescer Criança – FCC, onde os integrantes puderam não só observar o território e fazer os registros, mas separar e reconhecer o material encontrado.

Objetivos

O objetivo do Projeto é usar de forma racional e criativa o material eletrônico sem funcionamento armazenado no laboratório de informática da entidade social Fundação Crescer Criança - FCC, diminuindo as chances do descarte inadequado.

Comunidade de Aprendizagem

Os integrantes conheceram através das explicações do técnico em informática os nomes e funcionalidades dos componentes descartados no laboratório, assim como noções de elétrica e eletrônica. Foram usadas ferramentas de pesquisas da internet para ajudar na elaboração dos objetos feitos com o material descartado. Vídeos educacionais sobre o tema também foram apresentados.

Articulação com o currículo

No Projeto “Reciclagem de Lixo Eletrônico” as ações desenvolvidas foram articuladas com aprendizados na área da:
Robótica: através da elaboração de experimentos/ vivências de princípios da física e matemática/ desenvolvimento de raciocínio lógico/ concentração e criatividade.
Já os temas Transversais propostos foram: Tecnologia/ Informática/ Sustentabilidade e Qualificação Profissional


Ficha Técnica
Escola
Fundação Crescer Criança

Turma
Adolescentes

Número de alunos
20

Educadores
Robson Alves

Estado
São Paulo

Município
Boituva

Cooperativa
SICREDI NOSSA TERRA PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO BOITUVA

Apoiadores
ND

“O Projeto foi importante tanto no sentido de conscientizar os integrantes sobre o descarte inadequado de lixo eletrônico no meio ambiente como também despertar a criatividade dos envolvidos no Projeto para invenção de utensílios usando o material descartado no laboratório da FCC.”