Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

Brincando com música Eu gostei muito das atividades, elas eram bem legais. Algumas atividades eram difíceis, mas consegui fazer todas. O que eu mais gostei foi de fazer o livro de músicas da turma, mas gostei também das atividades sobre alimentação saudável.
Nathan | aluno(a)
Durante o projeto e conforme repassado pelo Arthur, o mesmo adorou todas as vezes que eram realizadas atividades, repassando sempre ao papai e mamãe em casa, contando principalmente sobre as músicas que aprendeu.
Família do Arthur | responsável
Pergunta Exploratória

Será que podemos brincar com música?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa ocorreu no próprio pátio da escola, onde foi realizada uma atividade com a caixa musical e, posteriormente, brincadeiras de roda e outras brincadeiras com músicas infantis.

Objetivos

• Proporcionar, por meio da música, situações de aprendizagem que favoreçam o conhecimento do corpo, a expressão corporal, o ritmo, a percepção sonora, a lateralidade e autonomia;
• Proporcionar situações de movimento para que as crianças adquiram maior controle sobre seu corpo;
• Utilizar a música enquanto instrumento de ensino e aprendizagem;
• Explorar os sons feitos pelo corpo humano: assobiar, bater palmas, bater os pés, barulhos feitos com a boca, etc.;
• Desenvolver a capacidade de imitação de sons;
• Estimular a comunicação por meio das brincadeiras, dos jogos de faz-de-conta e da musicalização, para desenvolver a oralidade.

Comunidade de Aprendizagem

Estudantes e professor.

Articulação com o currículo

• Linguagem oral (fala, oralidade);
• Linguagem plástico-visual (desenho, pintura, modelagem, recorte, colagem, etc);
• Linguagem sonoro-musical (sons da natureza, sons do corpo, música ouvida e cantada);
• Linguagem gestual-corporal (da qual fazem parte a dança, o movimento, a motricidade);
• Linguagem visual e verbal (oral) das músicas e cantigas infantis;
• Linguagem lógico-matemática: (classificar, ordenar, seriar);
• Linguagem da natureza: (dia, noite, nuvens, sol, arco-íris, frio, calor);
• Linguagem da higiene: (higiene pessoal e do espaço);
• Linguagem dos cuidados, sentimentos e afetos em geral (consigo mesmo, com outro, com a natureza, com o mundo, estruturação de vínculos interpessoais, resolução de conflitos, auto-estima, regras de convivência, autonomia e cooperação).

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Assim como o tema do projeto, as músicas trabalhadas foram selecionadas conforme interesse das crianças. Os estudantes eram escutados e, conforme davam suas ideias, o repertório musical do projeto ia sendo selecionado, tornando assim a aprendizagem significativa, pois partia do interesse do grupo.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato

Diretor
Ana Paula Lissa Dal Prá

Turma
Integral

Número de alunos
9

Educadores
Juliana Souza de Abreu

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Paulo Bento

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PAULO BENTO

Apoiadores
comunidade escolar

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Professor Adriel Scolari
O “novo” é sempre um desafio, pois nos tira da zona de conforto e nos faz pensar e repensar sobre determinado assunto e, nesse caso especificamente, nos faz refletir sobre a nossa própria prática pedagógica.
Eu vejo a realização deste projeto como o início de um trabalho que pode sim dar certo. Nós professores precisamos ter em mente que para que aprendizagem se torne significativa é necessário trabalhar interdisciplinarmente e, nesse ponto, o presente projeto veio a nos auxiliar para que possamos transformar nossa prática pedagógica em uma prática carregada de sentido e significado para nossos estudantes.
Juliana Souza de Abreu | Professor(a)