Brincando com música
“ Eu gostei muito das atividades, elas eram bem legais. Algumas atividades eram difíceis, mas consegui fazer todas. O que eu mais gostei foi de fazer o livro de músicas da turma, mas gostei também das atividades sobre alimentação saudável.
Nathan | aluno(a)
“ Durante o projeto e conforme repassado pelo Arthur, o mesmo adorou todas as vezes que eram realizadas atividades, repassando sempre ao papai e mamãe em casa, contando principalmente sobre as músicas que aprendeu.
Família do Arthur | responsável
Pergunta Exploratória
Será que podemos brincar com música?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu no próprio pátio da escola, onde foi realizada uma atividade com a caixa musical e, posteriormente, brincadeiras de roda e outras brincadeiras com músicas infantis.
Objetivos
• Proporcionar, por meio da música, situações de aprendizagem que favoreçam o conhecimento do corpo, a expressão corporal, o ritmo, a percepção sonora, a lateralidade e autonomia;
• Proporcionar situações de movimento para que as crianças adquiram maior controle sobre seu corpo;
• Utilizar a música enquanto instrumento de ensino e aprendizagem;
• Explorar os sons feitos pelo corpo humano: assobiar, bater palmas, bater os pés, barulhos feitos com a boca, etc.;
• Desenvolver a capacidade de imitação de sons;
• Estimular a comunicação por meio das brincadeiras, dos jogos de faz-de-conta e da musicalização, para desenvolver a oralidade.
Comunidade de Aprendizagem
Estudantes e professor.
Articulação com o currículo
• Linguagem oral (fala, oralidade);
• Linguagem plástico-visual (desenho, pintura, modelagem, recorte, colagem, etc);
• Linguagem sonoro-musical (sons da natureza, sons do corpo, música ouvida e cantada);
• Linguagem gestual-corporal (da qual fazem parte a dança, o movimento, a motricidade);
• Linguagem visual e verbal (oral) das músicas e cantigas infantis;
• Linguagem lógico-matemática: (classificar, ordenar, seriar);
• Linguagem da natureza: (dia, noite, nuvens, sol, arco-íris, frio, calor);
• Linguagem da higiene: (higiene pessoal e do espaço);
• Linguagem dos cuidados, sentimentos e afetos em geral (consigo mesmo, com outro, com a natureza, com o mundo, estruturação de vínculos interpessoais, resolução de conflitos, auto-estima, regras de convivência, autonomia e cooperação).
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Assim como o tema do projeto, as músicas trabalhadas foram selecionadas conforme interesse das crianças. Os estudantes eram escutados e, conforme davam suas ideias, o repertório musical do projeto ia sendo selecionado, tornando assim a aprendizagem significativa, pois partia do interesse do grupo.