Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

“Sala Lúdica – Jogos e Cinema”
Pergunta Exploratória

“O que você mais gostou na sala visitada?” “Porque?”

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada em dois momentos. As professoras montaram numa sala, dois ambientes, em um dos lugares havia uma mesa com alguns jogos (memória, encaixe, quebra-cabeça...), e os alunos brincaram com os jogos durante um tempo. Após, as professoras haviam criado um espaço “cinema”, com pipoca e ambiente aconchegante, onde assistiram o filme: “O grilo feliz”.

Objetivos

Inserir a arte do cinema no processo ensino /aprendizagem, como oportunidade dos alunos de perceber a narrativa audiovisual, senso crítico e estético sobre o mundo em que vivem, e possibilitar através de jogos, desenvolver as capacidades sensoriais, criativas, intelectuais e sociais dos alunos.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos, professores/as e comunidade

Articulação com o currículo

Linguagens e símbolos Vocabulário ampliado (complementação de palavras);
Consegue se referir a objetos e seres ausentes (incentivar a contar histórias de acontecimentos em outros espaços, casa, parque, passeios);
Consegue criar suas próprias histórias (usa a criatividade e a fantasia para ter autoria nas histórias);
Constrói frases bem estruturadas (usa coerência na elaboração das frases);
Curiosidade incansável, fazendo muitas perguntas (...mas e porquê?)
Adquire o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento (consegue, sem orientação esperar sua vez de falar e sabe ouvir com atenção);
Desenvolve orientação espaço temporal (criar situações em que o aluno possa perceber o início, o meio e o fim, ex: conta a história do “Grilo Feliz”)
Reconhece graficamente seu nome e o nome dos colegas (recorta/identifica de revistas as letras do seu nome);
Transmite recados, avisos e mensagens (enviar para casa casa mensagens simples: peça para a mamãe uma caixa de leite vazia.)
Coordenação viso m

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Quando retornamos para a sala de aula, nos reunimos em rodinha de conversa, para os relatos orais a respeito das impressões que tiveram da Sala Especial. Confeccionamos um painel em papel pardo, onde fixamos os desenhos que os alunos realizaram, retratando o que mais gostaram nas atividades realizadas na sala.

Ficha Técnica
Escola
EMEI Cristo Educador

Diretor
Elisandra Pinto

Turma
Pré Integrado

Número de alunos
58

Educadores
Pauline Sierget , Gabriela Fernandes, Francinne Lutz

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Vicente do Sul

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO VICENTE DO SUL

Apoiadores
Pais, alunos, professores/as e comunidade

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria
Ao trabalharmos cinema, “a sétima arte”, esperávamos que nossos alunos fossem capazes de produzir arte, representando o mundo e expressando seus sentimentos, suas emoções e suas paixões, o cinema, é uma nova maneira de mostrar as ideias, sensações e opiniões.
Pauline Sierget , Gabriela Fernandes e Francinne Lutz | Professor(a)