“Sala Lúdica – Jogos e Cinema”
Pergunta Exploratória
“O que você mais gostou na sala visitada?” “Porque?”
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada em dois momentos. As professoras montaram numa sala, dois ambientes, em um dos lugares havia uma mesa com alguns jogos (memória, encaixe, quebra-cabeça...), e os alunos brincaram com os jogos durante um tempo. Após, as professoras haviam criado um espaço “cinema”, com pipoca e ambiente aconchegante, onde assistiram o filme: “O grilo feliz”.
Objetivos
Inserir a arte do cinema no processo ensino /aprendizagem, como oportunidade dos alunos de perceber a narrativa audiovisual, senso crítico e estético sobre o mundo em que vivem, e possibilitar através de jogos, desenvolver as capacidades sensoriais, criativas, intelectuais e sociais dos alunos.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professores/as e comunidade
Articulação com o currículo
Linguagens e símbolos Vocabulário ampliado (complementação de palavras);
Consegue se referir a objetos e seres ausentes (incentivar a contar histórias de acontecimentos em outros espaços, casa, parque, passeios);
Consegue criar suas próprias histórias (usa a criatividade e a fantasia para ter autoria nas histórias);
Constrói frases bem estruturadas (usa coerência na elaboração das frases);
Curiosidade incansável, fazendo muitas perguntas (...mas e porquê?)
Adquire o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento (consegue, sem orientação esperar sua vez de falar e sabe ouvir com atenção);
Desenvolve orientação espaço temporal (criar situações em que o aluno possa perceber o início, o meio e o fim, ex: conta a história do “Grilo Feliz”)
Reconhece graficamente seu nome e o nome dos colegas (recorta/identifica de revistas as letras do seu nome);
Transmite recados, avisos e mensagens (enviar para casa casa mensagens simples: peça para a mamãe uma caixa de leite vazia.)
Coordenação viso m
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Quando retornamos para a sala de aula, nos reunimos em rodinha de conversa, para os relatos orais a respeito das impressões que tiveram da Sala Especial. Confeccionamos um painel em papel pardo, onde fixamos os desenhos que os alunos realizaram, retratando o que mais gostaram nas atividades realizadas na sala.