PLANTAS MEDICINAIS
Pergunta Exploratória
O que acontece nesse lugar?
Expedição Investigativa
Fizemos uma primeira expedição à casa das irmãs, para observar os canteiros de chás. Fomos recebidos pela irmã Janete, responsável pelo cultivo dos chás e irmã Juliana, fisioterapeuta. As crianças demonstraram muito interesse registrando os novos conhecimentos e tirando dúvidas através de questionamentos. Visitamos também a propriedade de Lore Weipper, orientadas pela representante da EMATER de Paulo Bento, desta vez as crianças puderam observar o cultivo, cuidados, organização dos canteiros andando por entre as plantinhas. Os questionamentos ocorreram naturalmente demonstrando muito interesse. Andando com cuidado, percebiam fragrâncias e sabores de ervas comestíveis, puderam finalmente realizar a coleta da Camomila que será usada na confecção da almofada aromática. Em seguida, aproveitando a harmonia daquele lugar, fizemos uma confraternização. No dia seguinte, fizemos a representação d
Objetivos
-Compreender a importância dos chás, reconhecendo seu valor para saúde;
-Diferenciar a qualidade e utilidade de cada erva;
-Resgatar, valorizar e preservar o cultivo de ervas medicinais;
-Pesquisar e descobrir novas ervas e funções;
-Identificar formas de plantio, coleta e preparo de chás;
-Realizar o plantio plantas medicinais;
-Confeccionar a almofada aromática;
Comunidade de Aprendizagem
Esse projeto teve como orientador o professor Adriel Scolari, contamos também com a ajuda da extensionista da EMATER, Maricruz Montemezzo, que gentilmente se dispôs a tirar dúvidas e nos repassar seus conhecimentos, nos proporcionou uma grande experiência na propriedade de Lore Weipper, bem como as irmãs da Sagrada Família que não mediram esforços para nos orientar, palestrando sobre o assunto. O apoio das famílias das crianças, a colaboração no plantio de mudas, orientando e aproximando seus filhos desses conhecimentos, trouxeram resultados positivos ao projeto. A escola se mobilizou, alunos de diversos níveis participaram com desempenho desenhando um novo visual aos arredores da nossa escola. O que foi decidido em conjunto: Depois de decidir o assunto, conversei com a Coordenadora e vice diretora da escola para saber de sua viabilidade.
Articulação com o currículo
Ortografia do v e f; g e j; h; s e ss; gu e qu; x e ch; Emprego do m antes do p e b;
• Pontuação e produção textual;
• Sistema de numeração decimal;
• As quatro operações;
• Leitura e escrita de frações;
• Medida de tempo (dias/ semanas/ meses/ anos/ minutos/ horas);
• Ciclo da água;
• Partes da planta; Fotossíntese;
• O solo;
• Alimentação e qualidade de vida;
• Paisagem natural;
• Meio ambiente;
• Clima;
• Hidrografia;
• Relevo;
• Arte no dia-a-dia: confecção de almofada aromática; maquetes; cartazes; livreto de ervas medicinais;
• Escola: espaço de construção coletiva;
• Valores;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Sondando os alunos percebi os interesses e procurei desafia-los. Aos poucos foram surgindo novas propostas até que percebi que este assunto despertou nas crianças uma proximidade com a realidade, pois ervas medicinais fazem parte do dia a dia e assim ficou mais fácil introduzi este projeto.