Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

PLANTAS MEDICINAIS
Pergunta Exploratória

O que acontece nesse lugar?

Expedição Investigativa

Fizemos uma primeira expedição à casa das irmãs, para observar os canteiros de chás. Fomos recebidos pela irmã Janete, responsável pelo cultivo dos chás e irmã Juliana, fisioterapeuta. As crianças demonstraram muito interesse registrando os novos conhecimentos e tirando dúvidas através de questionamentos. Visitamos também a propriedade de Lore Weipper, orientadas pela representante da EMATER de Paulo Bento, desta vez as crianças puderam observar o cultivo, cuidados, organização dos canteiros andando por entre as plantinhas. Os questionamentos ocorreram naturalmente demonstrando muito interesse. Andando com cuidado, percebiam fragrâncias e sabores de ervas comestíveis, puderam finalmente realizar a coleta da Camomila que será usada na confecção da almofada aromática. Em seguida, aproveitando a harmonia daquele lugar, fizemos uma confraternização. No dia seguinte, fizemos a representação d

Objetivos

-Compreender a importância dos chás, reconhecendo seu valor para saúde;
-Diferenciar a qualidade e utilidade de cada erva;
-Resgatar, valorizar e preservar o cultivo de ervas medicinais;
-Pesquisar e descobrir novas ervas e funções;
-Identificar formas de plantio, coleta e preparo de chás;
-Realizar o plantio plantas medicinais;
-Confeccionar a almofada aromática;

Comunidade de Aprendizagem

Esse projeto teve como orientador o professor Adriel Scolari, contamos também com a ajuda da extensionista da EMATER, Maricruz Montemezzo, que gentilmente se dispôs a tirar dúvidas e nos repassar seus conhecimentos, nos proporcionou uma grande experiência na propriedade de Lore Weipper, bem como as irmãs da Sagrada Família que não mediram esforços para nos orientar, palestrando sobre o assunto. O apoio das famílias das crianças, a colaboração no plantio de mudas, orientando e aproximando seus filhos desses conhecimentos, trouxeram resultados positivos ao projeto. A escola se mobilizou, alunos de diversos níveis participaram com desempenho desenhando um novo visual aos arredores da nossa escola. O que foi decidido em conjunto: Depois de decidir o assunto, conversei com a Coordenadora e vice diretora da escola para saber de sua viabilidade.

Articulação com o currículo

Ortografia do v e f; g e j; h; s e ss; gu e qu; x e ch; Emprego do m antes do p e b;
• Pontuação e produção textual;
• Sistema de numeração decimal;
• As quatro operações;
• Leitura e escrita de frações;
• Medida de tempo (dias/ semanas/ meses/ anos/ minutos/ horas);
• Ciclo da água;
• Partes da planta; Fotossíntese;
• O solo;
• Alimentação e qualidade de vida;
• Paisagem natural;
• Meio ambiente;
• Clima;
• Hidrografia;
• Relevo;
• Arte no dia-a-dia: confecção de almofada aromática; maquetes; cartazes; livreto de ervas medicinais;
• Escola: espaço de construção coletiva;
• Valores;

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Sondando os alunos percebi os interesses e procurei desafia-los. Aos poucos foram surgindo novas propostas até que percebi que este assunto despertou nas crianças uma proximidade com a realidade, pois ervas medicinais fazem parte do dia a dia e assim ficou mais fácil introduzi este projeto.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio Cel. Raul Barbosa

Diretor
Cristiano Avozani

Turma
4º ano

Número de alunos
10

Educadores
Elisabete Dors Dembinski

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Paulo Bento

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PAULO BENTO

Apoiadores
Extencionista da EMATER Maricruz Montemezo, E irmã Juliana

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Professor Adriel Scolari
A princípio me senti desafiada a desenvolver esse projeto e um tanto insegura, busquei orientações com o professor Adriel Scolari e consegui dar início as atividades.Com o tempo pude observar meus alunos muito interessados por esse assunto, então pude vivenciar juntamente com eles, as maravilhas de se trabalhar de forma interdisciplinar um tema gerador. Que faz parte do dia a dia das crianças. Considero que essa experiência é relevante e integradora, onde todos se empenham para dar certo e unidos se alcançam os objetivos. Depoimento de Aluno: eu ache que foi muito legal, nos plantamos os chás e os temperos, mexemos com aterra e depois molhamos. Gostei muito de botar a mão na massa. Foi uma grande união coma s outras turmas e gostei muito, até quero plantar em casa. Nossa escola ficou muito bonita.
Elisabete Dors Dembinski | Professor(a)