Amanhecer para a Educação no Trânsito
Pergunta Exploratória
O que a família entende por direitos humanos? Quais são os direitos que você tem como indivíduo?
Expedição Investigativa
Com o conhecimento sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os alunos apontaram suas dúvidas e questionaram sobre os seus direitos e de seus pais. A partir disso, montaram um questionário para as famílias responderem, tendo como resultado um empate entre os temas: educação e liberdade de expressão. Os alunos escolheram trabalhar com a educação no trânsito, que é um problema cultura, econômico e social. Para elucidar o assunto, foram identificadas ideias de conscientização de direitos e deveres dos cidadãos no trânsito, especialmente nas gentilezas.
Objetivos
Incentivar os alunos ao conhecimento dos direitos e deveres, bem como resgatar o papel da família na educação, o intercâmbio desta com a Escola. Conscientizar as crianças e adolescentes que na observação de tudo o que acontece no trânsito identifique: gentilezas, respeito e imprudências. Trabalhar de forma lúdica, com a finalidade de detectar problemas e apontar soluções.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, família e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
: A partir do conhecimento sobre os direitos humanos pelos alunos contidos na Constituição Federal e dos questionários respondidos pelas famílias, os alunos optaram por discutir sobre o direito no trânsito. Entre eles, o direito de ir e vir, direitos de motoristas, pedestres e leis aplicadas pelo Código de Trânsito Nacional. Foi decidido realizar uma pesquisa sobre acidentes de trânsito no país. Após a explanação oral desta pesquisa, os alunos caminharam por várias quadras da cidade observando e anotando situações diversas sobre o trânsito, sinalização, boas práticas. Os alunos decidiram fazer representações das situações observadas através de: teatro, com enfoque em gentilezas no trânsito e também imprudências; paródias e músicas, com ênfase na educação no trânsito; jogo educativo (labirinto), utilizando sinais de trânsito, com suas determinações e penalizações, e; maquete de vias da cidade, com irregularidades nos passeios e ruas, assim como possíveis riscos aos pedestres e motorista.