Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

Amanhecer para a Educação no Trânsito
Pergunta Exploratória

O que a família entende por direitos humanos? Quais são os direitos que você tem como indivíduo?

Expedição Investigativa

Com o conhecimento sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os alunos apontaram suas dúvidas e questionaram sobre os seus direitos e de seus pais. A partir disso, montaram um questionário para as famílias responderem, tendo como resultado um empate entre os temas: educação e liberdade de expressão. Os alunos escolheram trabalhar com a educação no trânsito, que é um problema cultura, econômico e social. Para elucidar o assunto, foram identificadas ideias de conscientização de direitos e deveres dos cidadãos no trânsito, especialmente nas gentilezas.

Objetivos

Incentivar os alunos ao conhecimento dos direitos e deveres, bem como resgatar o papel da família na educação, o intercâmbio desta com a Escola. Conscientizar as crianças e adolescentes que na observação de tudo o que acontece no trânsito identifique: gentilezas, respeito e imprudências. Trabalhar de forma lúdica, com a finalidade de detectar problemas e apontar soluções.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, família e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

: A partir do conhecimento sobre os direitos humanos pelos alunos contidos na Constituição Federal e dos questionários respondidos pelas famílias, os alunos optaram por discutir sobre o direito no trânsito. Entre eles, o direito de ir e vir, direitos de motoristas, pedestres e leis aplicadas pelo Código de Trânsito Nacional. Foi decidido realizar uma pesquisa sobre acidentes de trânsito no país. Após a explanação oral desta pesquisa, os alunos caminharam por várias quadras da cidade observando e anotando situações diversas sobre o trânsito, sinalização, boas práticas. Os alunos decidiram fazer representações das situações observadas através de: teatro, com enfoque em gentilezas no trânsito e também imprudências; paródias e músicas, com ênfase na educação no trânsito; jogo educativo (labirinto), utilizando sinais de trânsito, com suas determinações e penalizações, e; maquete de vias da cidade, com irregularidades nos passeios e ruas, assim como possíveis riscos aos pedestres e motorista.


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual Geny Telles Colpani

Diretor
Neusa Maria Felini de Aguiar Werle

Turma
6º A, B, C, 7º C e 8º A

Número de alunos
20

Educadores
Lindair T. R. Rizzi, Ivanete M. M. Menegaz, Gislaine Smiderle, Cristian Dallagnol, Cleunice Dallagnol.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campinas do Sul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPINAS DO SUL

Apoiadores
Famílias, professores e direção.

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Professor Ivonei Fabiano Grolli
O projeto proporcionou a toda comunidade escolar uma maior conscientização e conhecimento das gentilezas no trânsito, em uma prática diária onde todos tenham seus direitos respeitados. Que este seja um incentivo no discernimento de comportamentos saudáveis em relação ao outro, tendo em vista o princípio da solidariedade e da ética em qualquer circunstância que se apresentar em nossa sociedade em relação ao trânsito.
Lindair Teresinha Raimundi Rizzi | Professor(a)