Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O mundo mágico dos materiais não estruturados
Pergunta Exploratória

Como construir e brincar com materiais não-estruturados na Educação Infantil?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa ocorreu em dois momentos, descritos a baixo: num primeiro momento foram disponibilizados vários materiais não-estruturados para as crianças juntamente com um brinquedo pronto e observou-se que os mesmos optaram por brincar com os materiais não estruturados deixando de lado os brinquedos prontos. Num segundo momento foi mandado para os pais um questionário para saber quais são os brinquedos favoritos dos filhos e se juntos já construíram algum brinquedo. A partir dessas investigações constatou-se a importância de trabalhar com esses materiais não estruturados, mostrando-nos assim um projeto a desenvolver. Pois estes materiais podem se transformar no que a criança desejar.

Objetivos

Por meio da construção e das brincadeiras com materiais não estruturados, queremos desenvolver a autonomia, imaginação, interação, criatividade, cooperação e o faz de conta, proporcionando assim que a sala de aula seja um ambiente prazeroso e divertido, onde a criança ao mesmo tempo que brinca aprende.

Comunidade de Aprendizagem

Este projeto foi desenvolvido através dos professores que participaram do planejamento dos materiais, das crianças que participaram como protagonista no desenvolvimento das atividades, dos pais que responderam o questionário, e do grupo escolar para a execução das atividades.

Articulação com o currículo

 Atividade 1: Mercadinho: Material: Caixa com vários materiais não estruturados;Objetivo desta brincadeira era separar os itens como no mercado, comida, material de higiene, entre outros, para isso as crianças tinham disponíveis um estante com prateleiras, caixas, mesas e bancos. Atividade 2: No parque: Material: caixa com vários potes de plástico, colheres, funil, peneiras, caixas de leite. Objetivo desta atividade era explorar os materiais dentro do espaço disponível, criar o objeto para brincar e cooperado com seus pares. Atividade 4: Caixas de papelão. Material: caixas de papelão com vários tamanhos, entre outros objetos. Objetivo era observar que brincadeira iriam criar mediante estes materiais, como faria para dividir o espaço disponível e como se daria o processo do faz de conta. Na educação infantil o currículo é desenvolvido através da Linguagens, neste projeto priorizamos as seguintes linguagens: oral, corporal, musical, natureza e sociedade, matemática.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente

Diretor
Janete Araldi Orlando.

Turma
Pré A e Berçário 3 e Maternal Integral

Número de alunos
28

Educadores
Charline F. Busnello e Maria Luiza Barbieiri

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campinas do Sul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPINAS DO SUL

Apoiadores
Professores, coordenação, direção, alunos, família e comunidade escolar.

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU - Professor Ivonei Fabiano Grolli
Percebemos melhor interação entre as turmas, estão mais criativos, inventando, produzindo e criando novos brinquedos a partir deste projeto. Socializando as suas produções com os demais colegas, trocando ideias e experiências.
Charline F. Busnello e Maria Luiza Barbieiri | Professor(a)