Das Ruínas a Realidade
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Como foi o surgimento da Ruínas na Missões Jesuíticas?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 Os alunos assistiram ao documentário sobre as Ruínas de São Miguel para começar os estudos sobre o Rio Grande do Sul. Neste dia foram reunidas as turmas de 4 e 5 anos na biblioteca da escola onde há o equipamento de multimídia. Diante do que viram, os alunos concluíram que as Ruínas tiveram seu surgimento com os Padres Jesuítas e índios Guaranis. Assim, começa a nossa viagem pela história e colonização do nosso estado. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Oportunizar aos nossos alunos o conhecimento da história de formação do nosso Estado, de maneira significativa e prazerosa, buscando uma melhor aprendizagem do conteúdo em estudo, fazendo com que vivenciem fatos passados que originaram nossa história no presente e conscientizar a preservarem para as gerações futuras. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Professores e familiares 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Rifa integrada com o 4º ano
- aquisição com o próprio recurso do prêmio – barbeador elétrico
- os alunos tinham que fazer a venda dos números para começar a juntar o dinheiro para a realização da viagem
- orçamentos
- cálculos matemáticos para fazer a comparação do que ainda falta
Construção das maquetes – estrutura da missão jesuítica baseada no documentário – 5º ano 
Ação entre amigos – para conseguir mais recursos para a viagem - Cesta com guloseimas e térmica
- venda da rifa
- comparação do valor da viagem sem fazer a excursão da turma e quanto vai custar essa viagem com essa mobilização deles para a excursão
Hora da leitura sobre a história das ruínas: 
- Produção textual sobre a história 
Visita integrada com o 4º ano na Igreja Católica para conversa com o Padre para que ele conte a visão da Igreja sobre a história 
- Produção de texto 
 Análise do material (panfletos) sobre as ruínas 
– roda de conversa 
- Levantamento das curiosidades dos alunos para levar no passeio das Ru 
                                    
                                                                        Processo Assemblear / Conselho de Grupo
                                    
 Ao retornarem a sala de aula, os alunos registraram as informações obtidas no documentário sobre as ruínas de São Miguel, ficaram bem empolgados para conhecerem o lugar que faz parte da nossa história.