Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Artes e Matemática a História que não sabíamos Nós gostamos muito de tudo do projeto e das professoras que desde o começo das aulas nos ajudaram, ensinaram e nos aconselharam a fazer tudo o que fizemos como: origamis, arco-íris, baleiros, desenhos com simetria, favos de mel, maquetes. A Sicredi também patrocinou jogos magnéticos e nós gostamos muito deles e brincamos bastante e aprendemos muito. A sala estava maravilhosa. A mostra estava muito legal, adoramos tudo, mas o mais importante era saber de tudo o que estávamos expondo. Enfim isto foi muito bom e assim aprendemos coisas novas que não sabíamos.
Marcelo Bonato e Brenda Bearzi | aluno(a)
Pergunta Exploratória

O que vocês observaram neste espaço?

Expedição Investigativa

No dia 07-03-2018 os alunos do 6º ano realizaram a expedição juntamente com as professoras Eliane e Silvia. Onde os alunos visitaram a Igreja Matriz de Barra do Rio Azul.

Objetivos

Compreender e relacionar artes, matemática e história no currículo escolar do 6º ano.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos do sexto ano da escola Municipal Jubaré, professoras de Matemática, Artes e História. Palestrantes sobre artes Silvana Valmorbida desenvolvendo uma oficina sobre a música aquarela e fazendo uma relação entre a arte e matemática. Palestrante sobre música Jonas Bagatini desenvolvendo uma oficina de música com o tema a importância da matemática para a música.

Articulação com o currículo

Na área da matemática foi trabalhada a geometria, estudando figuras geométricas planas e espaciais. Estudando conceitos básicos como nomenclatura, vértices, lados, arestas, ângulos, diagonais e simetria. Esses conteúdos foram trabalhados na construção de origamis, nos jogos magnéticos, em pinturas de ladrilhos, na construção dos favos de mel com hexágonos, no desenho dos arco-íris e dos arcos plenos Romanos entre outros desenhos geométricos utilizando régua, compasso, transferidor e esquadros. Pesquisa e representação dos dez principais matemáticos da história, onde cada aluno se caracterizou de um deles. Em relação com a disciplina de história foram trabalhados conteúdos dos egípcios e sua relação com a sociedade atual, suas contribuições. Qual a relação de sociedade deixada pelos romanos bem como as descobertas filosóficas. Através de uma expedição ao Museu Egípcio Etinerante em Passo Fundo, e a representação de uma feira de história, demonstrado os filósofos.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Jubaré

Diretor
Lorena Teresinha Miotto

Turma
6º ano

Número de alunos
9

Educadores
Eliane Renância Santi De Ré e Silvia Luisa Tessaro

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Barra do Rio Azul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE BARRA DO RIO AZUL

Apoiadores
Secretaria da Educação, Sicredi

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU-Assessor Jean Zimerman
Este Projeto nos proporcionou uma diversidade de descobertas. A capacidade dos alunos de construírem o novo, a felicidade de buscá-las e ainda a emoção em realizá-las. É desafiador, mas é compensatório. Pois ao ver os nossos alunos apresentando os resultados dos seus trabalhos para o público é inexplicável a emoção. Percebesse que vale a pena estimular esses alunos. Temos uma gama muito grande de material, embora ainda alguns temos que busca-los em outros lugares, eles gostam de desafio, e conseguem captar o objetivo deste projeto. Nos faz sair do comodismo, mas vale a pena. O professor tem papel importante na formação crítica construtiva desses alunos, por isso o trabalho cooperativo entre os docentes é importantíssimo.
Eliane RenânciaSanti De Ré e Silvia Luisa Tessaro | Professor(a)