Artes e Matemática a História que não sabíamos
“ Nós gostamos muito de tudo do projeto e das professoras que desde o começo das aulas nos ajudaram, ensinaram e nos aconselharam a fazer tudo o que fizemos como: origamis, arco-íris, baleiros, desenhos com simetria, favos de mel, maquetes. A Sicredi também patrocinou jogos magnéticos e nós gostamos muito deles e brincamos bastante e aprendemos muito. A sala estava maravilhosa. A mostra estava muito legal, adoramos tudo, mas o mais importante era saber de tudo o que estávamos expondo. Enfim isto foi muito bom e assim aprendemos coisas novas que não sabíamos.
Marcelo Bonato e Brenda Bearzi | aluno(a)
Pergunta Exploratória
O que vocês observaram neste espaço?
Expedição Investigativa
No dia 07-03-2018 os alunos do 6º ano realizaram a expedição juntamente com as professoras Eliane e Silvia. Onde os alunos visitaram a Igreja Matriz de Barra do Rio Azul.
Objetivos
Compreender e relacionar artes, matemática e história no currículo escolar do 6º ano.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos do sexto ano da escola Municipal Jubaré, professoras de Matemática, Artes e História. Palestrantes sobre artes Silvana Valmorbida desenvolvendo uma oficina sobre a música aquarela e fazendo uma relação entre a arte e matemática. Palestrante sobre música Jonas Bagatini desenvolvendo uma oficina de música com o tema a importância da matemática para a música.
Articulação com o currículo
Na área da matemática foi trabalhada a geometria, estudando figuras geométricas planas e espaciais. Estudando conceitos básicos como nomenclatura, vértices, lados, arestas, ângulos, diagonais e simetria. Esses conteúdos foram trabalhados na construção de origamis, nos jogos magnéticos, em pinturas de ladrilhos, na construção dos favos de mel com hexágonos, no desenho dos arco-íris e dos arcos plenos Romanos entre outros desenhos geométricos utilizando régua, compasso, transferidor e esquadros. Pesquisa e representação dos dez principais matemáticos da história, onde cada aluno se caracterizou de um deles. Em relação com a disciplina de história foram trabalhados conteúdos dos egípcios e sua relação com a sociedade atual, suas contribuições. Qual a relação de sociedade deixada pelos romanos bem como as descobertas filosóficas. Através de uma expedição ao Museu Egípcio Etinerante em Passo Fundo, e a representação de uma feira de história, demonstrado os filósofos.