Enviando uma carta
“ Tive a grata satisfação de ver nos olhos do meu filho a alegria estampada ao fazer uma postagem de correspondência na Empresa de Correios e Telégrafos, um projeto desenvolvido com sua turma. Naquele dia, meu filho chegou chegou em casa feliz como sempre, porém, com algum sentimento a mais... o sentimento de satisfação, se achando "gente grande" como ele mesmo disse, isso porque participou do projeto postando uma carta direcionada ao amiguinho.
Como mão sempre valorizo muito a busca pelo conhecimento, fiquei muito feliz pela oportunidade cedida à turminha do meu filho.
Evanice Santos Sousa Rodrigues | responsável
Pergunta Exploratória
Como o carteiro acha minha casa?
Expedição Investigativa
Durante a aula de geografia sobre tipos de vias de circulação, endereço e bairro os alunos questionaram como o carteiro poderia achar a casa deles. Surgiu a ideia da escrita das cartas e o envio através do correio.
Objetivos
Apresentar a utilidade do endereço e a evolução dos meios de comunicação através da escrita e envio de uma carta.
Comunidade de Aprendizagem
Após aprender sobre as vias de circulação e a função do endereço em sala de aula foi feito um sorteio no estilo "amigo secreto" para que elas escrevessem uma carta uns para os outros. A experiência final foi ir até a agencia dos Correios e enviar a carta para o colega, os alunos pegaram a senha, esperaram sua vez na fila e ainda aprenderam mais sobre os meios de comunicação que eram utilizados no passado.
Articulação com o currículo
História: cartas como meio de comunicação;
Geografia: Vias de circulação e endereço;
Matemática: subtração (no recebimento do troco), números das casas;
Língua portuguesa: escrita da carta.