CANTANDO E CONTANDO HISTÓRIAS A GENTE BRINCA: BRINCANDO A GENTE APRENDE.
Pergunta Exploratória
Qual, a importância da musicalidade na contação de histórias e como contribui no desenvolvimento da leitura e escrita na Educação Infantil?
Expedição Investigativa
A investigação foi desenvolvida através de um momento recreativo com a participação da senhora Leonira Dalbianco, convidada para tocar e cantar diversas músicas infantis, fazendo uso do violão. As crianças interagiram juntamente com as professoras cantando e realizando gestos com muito entusiasmo e alegria.
Percebeu-se a necessidade de enriquecer o trabalho de sala de aula por meio de sugestões de atividades que envolvem músicas. Nessas atividades, destaca-se especialmente o trabalho com a diversidade de gêneros textuais, a linguagem oral e escrita, o ritmo e a sonoridade, privilegiando em todos os momentos o lúdico no processo de ensino aprendizagem.
Objetivos
Oportunizar a ludicidade, afetividade e a imaginação através da contação de histórias e a musicalidade explorando diferentes linguagens, promovendo vivência de valores, como amizade, companheirismo, carinho, amor e união na escola e no âmbito familiar.
Comunidade de Aprendizagem
Toda a comunidade escolar; Famílias; Esc. Mun. de Ensino Fundamental 30 de Novembro, APAE.
Articulação com o currículo
xxx