Um olhar para o lixo: O que podemos fazer com ele?
Pergunta Exploratória
Como você percebe o destino do lixo em sua cidade? O que deixa o nosso município feio?
Expedição Investigativa
1ª etapa: delimitar o campo geográfico a ser estudado.
Nesta etapa comunicou-se aos alunos o destino, detalhamos o caminho que iríamos seguir e o nosso objetivo.
2ª etapa: Os Grupos
ESTRELAS GUIAS: farão a elaboração dos mapas dos e deverão ser capazes de dirigir o grupo.
OS BATEDORES E PIRATAS: são os carregadores, que trarão o maior numero de informações possíveis a respeito da história e identidade dos locais visitados, objetos, tudo que considerarem importantes.
O SENHOR DO TEMPO: são os responsáveis por determinar as paradas e minutos, a hora de começar a voltar...
OS ESCRIBAS: São os que farão as entrevistas elaboradas pelo grupo no momento da preparação e também buscar novas informações, novas perguntas. As entrevistas podem ser gravadas, filmadas...
AS INCRÍVEIS MÁQUINAS REGISTRADORAS: são os fotógrafos, os desenhistas. Irão registrar o passeio através de fotos ou desenhos.
Objetivos
Despertar nos alunos a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, provendo a visão critica sobre as graves questões ambientais do destino incorreto.
Comunidade de Aprendizagem
Emater, CIGRES
Articulação com o currículo
xxx