BARRA DO RIO AZUL, NOSSO CHÃO, NOSSA HISTÓRIA
“ Estudamos tipos de moradias como palafitas, ocas, iglus, cavernas, treilers, prédios, casas e muito mais. Fomos conhecer o “coração” da Barra do Rio Azul, depois, cada um fez uma casinha de papelão em casa com a ajuda dos pais e avós. Construímos a maquete e na frente da caverna colocamos 13 sapatinhos para representar os meninos e o técnico, que ficaram presos numa na caverna (na Tailândia).
Vitória Mara Ottoni | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Vocês acham que a cidade de Barra do Rio Azul sempre foi como é hoje?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu através de um passeio na cidade, para observar formas geométricas nas casas e construções e observar, mais atentamente, as construções e os diferentes espaços da cidade, bem como os dois rios que passam pela mesma.
Objetivos
Reconhecer os espaços que constituem a história de Barra do Rio Azul, observando as transformações até o presente momento.
Comunidade de Aprendizagem
participaram neste trabalho o senhor Augusto Vansetto (fotógrafo aposentado), a senhora Salete Mocelin ( moradora da cidade), Padre Nelson Caetano Longo ( pároco) e familiares dos alunos.
Articulação com o currículo
Através da pergunta exploratória “Vocês acham que a cidade de Barra do Rio Azul sempre foi como é hoje?” foi feito um passeio pela cidade e solicitado aos alunos que fizessem o desenho das observações feitas. A partir desse momento foram realizadas inúmeras atividades interdisciplinares em sala de aula e em casa com o acompanhamento da família. Entre elas destaco: Atividades envolvendo a geometria; Assistido vídeos com diferentes tipos de moradias das existentes no município; Desenho do centro da comunidade dos alunos e pesquisa do significado do nome da mesma; Conhecer a economia, o lazer, entretenimento, etnias e costumes dos moradores; Pesquisar o nome dos principais rios e a importância dos mesmos na vida das pessoas; Conhecer o marco central do início da demarcação das terras no município, a igreja matriz com seus ricos detalhes arquitetônicos; Registrar através de fotografia (pelos próprios estudantes) os diferentes tipos de moradias e construções da cidade; etc...