Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

BARRA DO RIO AZUL, NOSSO CHÃO, NOSSA HISTÓRIA Estudamos tipos de moradias como palafitas, ocas, iglus, cavernas, treilers, prédios, casas e muito mais. Fomos conhecer o “coração” da Barra do Rio Azul, depois, cada um fez uma casinha de papelão em casa com a ajuda dos pais e avós. Construímos a maquete e na frente da caverna colocamos 13 sapatinhos para representar os meninos e o técnico, que ficaram presos numa na caverna (na Tailândia).
Vitória Mara Ottoni | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Vocês acham que a cidade de Barra do Rio Azul sempre foi como é hoje?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu através de um passeio na cidade, para observar formas geométricas nas casas e construções e observar, mais atentamente, as construções e os diferentes espaços da cidade, bem como os dois rios que passam pela mesma.

Objetivos

Reconhecer os espaços que constituem a história de Barra do Rio Azul, observando as transformações até o presente momento.

Comunidade de Aprendizagem

participaram neste trabalho o senhor Augusto Vansetto (fotógrafo aposentado), a senhora Salete Mocelin ( moradora da cidade), Padre Nelson Caetano Longo ( pároco) e familiares dos alunos.

Articulação com o currículo

Através da pergunta exploratória “Vocês acham que a cidade de Barra do Rio Azul sempre foi como é hoje?” foi feito um passeio pela cidade e solicitado aos alunos que fizessem o desenho das observações feitas. A partir desse momento foram realizadas inúmeras atividades interdisciplinares em sala de aula e em casa com o acompanhamento da família. Entre elas destaco: Atividades envolvendo a geometria; Assistido vídeos com diferentes tipos de moradias das existentes no município; Desenho do centro da comunidade dos alunos e pesquisa do significado do nome da mesma; Conhecer a economia, o lazer, entretenimento, etnias e costumes dos moradores; Pesquisar o nome dos principais rios e a importância dos mesmos na vida das pessoas; Conhecer o marco central do início da demarcação das terras no município, a igreja matriz com seus ricos detalhes arquitetônicos; Registrar através de fotografia (pelos próprios estudantes) os diferentes tipos de moradias e construções da cidade; etc...


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Leme

Diretor
Odacir Vanzetto

Turma
2º Ano

Número de alunos
8

Educadores
Noeli Fátima Terribile Pan

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Barra do Rio Azul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE BARRA DO RIO AZUL

Apoiadores
Secretaria da Educação, Prefeitura de Barra do Rio Azul ( SMEC), SICREDI Uniestados, matriz Nossa Senhora Medianeira

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU-Assessor Jean Zimerman
Participar do Programa A União Faz a Vida é de grande valia para os envolvidos. A maneira de como o educando se envolve com as atividades, faz com que ele próprio constrói o conhecimento, mediado pelo professor. Os saberes adquiridos nos mais diferentes componentes curriculares, através da metodologia do PUFV, são levados na bagagem dos educandos, para a vida.
Noeli Fátima Terribile Pan | Professor(a)