Natureza Limpa
“ “Eu gostei do nosso projeto porque nós aprendemos muito coisa sobre a natureza, que sem a natureza nós não podemos viver. No dia do Meio Ambiente fomos plantar árvores nativas, e para nós vermos mais de perto, fomos fazer um passeio ecológico na floresta e tomamos banho de cachoeira e foi um ano incrível.”
Vinicius Trentim | aluno(a)
Pergunta Exploratória
O que há nesse espaço? O que vive esse espaço?
Expedição Investigativa
Tendo por objetivo a elaboração do projeto de estudo do 3º ano dos anos iniciais, fomos no Rio Azul, para observar o mesmo e os elementos ali presentes no ambiente. Constatou-se uma postura curiosa resultando diversas indagações nas falas dos mesmos. Em sala de aula construímos um registro das mesmas a fim de tornar isso como parte do currículo uma vez que se inserem automaticamente tornando assim o estudo mais próximo do contexto em que os mesmo se inserem. Podemos desta forma citar isso como “Conteúdo Vivo”. Dentre os conceitos abordados juntei em 3 blocos: Fauna e Flora (Diversidade utilidade); Água importância cuidados; Consciência ambiental e qualidade de vida
Objetivos
Através deste projeto buscar conhecer melhor os recursos naturais aqui existentes, bem como a riqueza que isto representa para nossa comunidade. Perceber que fazemos parte deste contexto e que sua preservação ou destruição compete exclusivamente a nós seres uma nós que somos os únicos capazes de pensar sobre nossos atos em relação ao mesmo mostrar que as vezes pequenas ações representam muito quando se refere ao cuidar.
Comunidade de Aprendizagem
alunos, comunidade Escolar
Articulação com o currículo
Pesquisar junto as famílias com entrevistas direcionadas em relação ao assunto; Oportunizar palestra com o poder público local: Executivo e EMATER e outras lideranças local; Confeccionar cartazes, produção escritas e desenhos; Visitar uma mata nativa, bem como o Rio Azul; Refletir sobre problemas ambientais e existentes aqui na Barra do Rio Azul; Confecção de maquetes; Realizar a troca de uma muda de árvore nativa na semana do meio ambiente entre a turma como símbolo de compromisso com a preservação da vegetação; Assistir ao Filme “Tainá” visando oportunizar como a cultura indígena trata a natureza; Organizar um painel com desenhos e frases sobre a importância e compromisso que devemos ter para cuidar do ambiente; Assistir outros vídeos que abordem sobre boas práticas que visam a sustentabilidade da natureza.