Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Medicinals Teas Fiquei feliz de participar porque aprendi muitas coisas novas e ensinei para outras pessoas também. E outra coisa legal é que experimentei vários chás diferentes e acabei gostando
Saulo Brustulim Castro | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Como se fala "chás medicinais" em inglês?

Expedição Investigativa

Teve início no mês de agosto, na sala de aula da escola, durante a aula de Língua Inglesa. Estávamos fazendo a leitura e tradução de um texto da apostila, quando um aluno perguntou como se falava \'chás medicinais" em inglês. Além da pergunta, os alunos começaram a contar que na aula de ciências eles haviam estudado sobre as plantas, sobre os chás medicinais. A partir daí, começamos um trabalho em conjunto de pesquisa sobre a tradição do "chá da \'cinco", sobre os nomes das ervas e utensílios usados no preparo dos chás em inglês.

Objetivos

Proporcionar aos alunos conhecer mais sobre a cultura inglesa através dos chás, enriquecimento do vocabulário através dos nome das ervas, dos ingredientes utilizados na preparação dos chás e dos utensílios usados par servi-lo.

Comunidade de Aprendizagem

Participação da família com o apoio à pesquisa em casa, plantio e doação das mudas das ervas dos chás para serem doadas durante Teia Cultural da Escola;
Participação da comunidade escolar e Viveiro Renascer no empréstimo de plantas, móveis e utensílios usados na decoração do espaço para exposição do projeto na Teia Cultural.

Articulação com o currículo

Inglês: conhecimento sobre a cultura inglesa, expansão do vocabulário da Língua através dos nomes das ervas, nomes dos ingredientes usados na preparação dos chás e nomes dos utensílios utilizados para servi-lo
Ciências: As partes das plantas, como plantar as ervas, quais as propriedades medicinais de cada uma e o modo de preparar o chá das ervas estudadas.
Geografia: solo e clima apropriado para plantio das ervas.
História: Onde surgiu os chás medicinais, etc.
Língua Portuguesa: leitura e produção de textos.
Arte: Reconhecimento e reprodução das ervas através do desenho.


Ficha Técnica
Escola
Cooperativa Educacional de Pontes e Lacerda

Diretor
Cleuza Francisca da Silva Lopes

Turma
3º ano B

Número de alunos
16

Educadores
Sabrina Ferro Cervelati

Estado
Mato Grosso

Município
Pontes e Lacerda

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PONTES E LACERDA

Apoiadores
Márcia Cristina Vieira Gonçalves Signorini

Assessoria Pedagógica
Regina Aparecida Versoza Simião
Ao ver o entusiasmo dos alunos ao explicarem o que aprenderam, ao doarem as mudas e ervas secas e ao ver a alegria estampada em seus rostos ao servirem os chás para aqueles que prestigiaram a Teia Cultural da Escola, tive a certeza de que o projeto foi um sucesso.
Quero agradecer à Profª Márcia pela parceria, à CEPEL, aos pais e familiares que foram fundamentais nesse processo de aprendizagem dos educandos e a todos aqueles que contribuíram de alguma forma.
Sabrina Ferro Cervelati | Professor(a)

Repercussão na mídia

Site TOAMIL
http://www.toamil.com.br/galeria/?pa=7&id=2254