O mundo colorido das formas e brincadeiras
“ Foi muito gratificante ter a oportunidade de realizar esse trabalho com meu filho, entre acerto e erros, a construção de um brinquedo foi de forma divertida e prazerosa. Agradeço as educadoras pelo projetos que conta com a participação das famílias.
Pricila Ramos | responsável
Pergunta Exploratória
O que tem de diferente aqui?
Expedição Investigativa
No dia 06 de setembro, segunda-feira, houve o dia da expedição investigativa, onde os alunos tiveram uma experiencia diferente no pátio do Centro de Educação Infantil.
Com esse intuito as crianças exploraram diversos materiais pedagógicos como bolas de diversos tamanhos e cores, um tapete de tnt com formas geométricas como triângulos amarelos, círculos verdes, quadrados azuis e retângulos roxos; amarelinha; percursos com giz desenhado no chão e cones; letras de montar de EVA., com diversas cores; e uma caixa com buraco no meio sobre uma cadeira para acertar uma bola no buraco.
Objetivos
• Identificar qual brincadeira elas gostaram mais de interagir, tanto no individual quanto em grupo.
• Identificar alguns objetos que são recicláveis, pois podem ser utilizados para fazer outros objetos, e até mesmo alguns brinquedos.
• Descobrir que alguns objetos a qual podem ser identificados com as quatro formas geométricas essenciais: o quadrado, o círculo, o triângulo e o retângulo.
• Brincar e se divertir com brincadeiras que não eram conhecidos pela maioria, brincadeiras essas que seus avós costumavam brincar em sua infância.
• Descobrir que podemos misturar e brincar com o universo das cores, é só usar a criatividade de cada um.
Comunidade de Aprendizagem
No dia 07 de novembro, Ana Carla, mãe da criança Leonardo Henrique, a qual trabalha com objetos reciclados e utiliza o mesmo na criação de artigo artesanal. Fez a exposição oral na sala de seu trabalho. mostrando a diversidades que podemos obter com o que jogamos fora.
Articulação com o currículo
Área De Conhecimento – Eixos: Movimento E Artes Visuais
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, documento a qual é o norteador da prática pedagógica desenvolvida nos Centros Municipais de Educação Infantil, os Eixos escolhidos no Âmbito De Experiência Conhecimento De Mundo, a qual planejamos na expedição investigativa e nas demais atividades referentes, são o Movimento e Ates Visuais.
Segundo A Resolução n° 05/2009 fixado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, destaca a atuação do professor em sua prática pedagógica como um mediador a qual possibilita a interação do conhecimento ,com o brincar, promovendo o desenvolvimento da criança por meio de “experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilite movimentação ampla, expressão da individualidade e respeitos pelos ritmos e desejos da criança”. (BRASIL, 2009, p.4)