Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Cores, para que te quero! “ Bem legal, gosto quando pintamos trabalhinhos com várias cores de tinta”.
Lara de Jesus | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Cores: onde as encontramos? Quantas e quais cores você (Re) conhece? De onde elas surgem? Que formas têm as coisas que vimos?

Expedição Investigativa

No dia 06 de setembro a turma fez um passeio nas quadras próximas à Escola e ao seu entorno, para observar e identificar diferentes cores e formas existentes em nossa cidade e em nossa fauna e flora. Solicitamos a cooperação de pessoas que foram encontradas pelo trajeto para que nos relatassem em uma palavra, como acham que seria nosso mundo se ele não tivesse tantas cores.

Objetivos

- Identificar e nomear cores e formas;
- Classificar e seriar diferentes grupos de cores e formas;
- Estimular os sentidos: Audição, Visão, Paladar, Audição e Tátil;
- Ampliar suas possibilidades de expressão utilizando diferentes materiais;
- Oportunizar momentos de arte e criação;
- Explorar a motricidade fina, ampla e viso motora;
- Criar gosto por uma alimentação diferenciada e colorida a partir de atividades culinárias.

Comunidade de Aprendizagem

Os alunos, monitoras, direção, pais e comunidade em geral do município, participaram de forma ativa no desenvolvimento deste projeto, de modo a autorizar e participar de questionamentos sobre o assunto cores, permitir registros, solicitar doação de alimentos para utilizar em nossa culinária e participar de um breve feedback ao final do projeto, que será exposto em nosso mural, além de fotos e atividades desenvolvidas ao longo do projeto.

Articulação com o currículo

1. Conversar e explorar de diferentes maneiras artísticas e culinárias as cores primárias e secundárias
2. Experiências e pinturas com diferentes materiais.
3. Ouvir e cantar músicas que envolvam o tema.
4. Fazer e brincar com massinha de modelar caseira dando-a cor e sabor a partir da mistura com alimentos naturais doados pelos pais.
5. Confeccionar o livro das cores, trabalhando as cores primárias e secundárias além de explorar as formas de maneira lúdica.
6. Explorar a literatura através de livros como “Aperte aqui” de Hervé Tullet, “Bom dia todas as cores”, de Ruth Rocha, entre outras obras a serem sugeridas por pais e demais profissionais da área.


Ficha Técnica
Escola
EMEI Brilho de Infância

Turma
Nível II - Educação Infantil

Número de alunos
16

Educadores
Tânia Graciela Stefani e Luana Dörr

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Marques de Souza

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO RS/MG

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MARQUES DE SOUZA

Apoiadores
Comunidade Escolar

“ O projeto foi maravilhoso, as crianças demonstraram grande interesse e admiração pelo mundo das cores e formas, tiveram contatos e vivências significativas e muito importante para elas”