CONHECENDO OS ANIMAIS
Pergunta Exploratória
QUAIS ANIMAIS TEMOS AQUI?
Expedição Investigativa
REALIZAMOS UM PASSEIO COM AS CRIANÇAS NA PISTA DE CAMINHADA PRÓXIMO AO CMEI NO PERÍODO DA MANHÃ, ONDE ELES PUDERAM OBSERVAR PASSARINHOS, BORBOLETAS, CACHORRO E VÁRIAS FORMIGAS QUE CARREGAVAM FOLHAS DE ARBUSTOS.
Á TARDE MONTAMOS UM CANTINHO NO REFEITÓRIO COM ALGUNS ANIMAIS: COELHO, POMBINHA, CODORNAS, PORCO DA ÍNDIA, PINTINHOS E PEIXE.
A APRESENTAÇÃO FOI VISUAL E TAMBÉM TÁTIL, ONDE PUDERAM TOCAR NOS ANIMAIS.
APÓS FOI REALIZADA A ESTIMULAÇÃO ORAL, POR MEIO DE PERGUNTAS, ONDE HOUVE A PARTICIPAÇÃO DE TODOS.
PERCEBEMOS QUE FOI DIVERTIDO E QUE AS CRIANÇAS GOSTARAM MUITO DA EXPERIÊNCIA.
AS PERGUNTAS FORAM SIMPLES DE FORMA QUE TODOS PUDESSEM PARTICIPAR COMO (O QUE VOCÊ MAIS GOSTOU? QUAL É A COR? QUAL É O MAIOR? ETC). ENFATIZAMOS TAMBÉM A RAZÃO POR TEREM GOSTADO DESSE OU AQUELE ANIMAL.
Objetivos
DESENVOLVER SOCIALIZAÇÃO;
CONHECER OS ANIMAIS;
ESTIMULAR O RESPEITO AOS ANIMAIS.
Comunidade de Aprendizagem
QUAIS OS CUIDADOS COM OS ANIMAIS?
NO DIA 14 DE OUTUBRO O SR. SEBASTIÃO JOVINO DA SILVA VEIO FAZER UMA PALESTRA PARA AS CRIANÇAS FALAR SOBRE OS ANIMAIS QUE ELES CONHECIAM, DA IMPORTÂNCIA DOS ANIMAIS PARA NÓS.
ELE TROUXE UM CACHORRO PARA AS CRIANÇAS TEREM CONTATO, ELAS FICARAM EUFORICAS.
TODOS QUERIAM TOCAR AO MESMO TEMPO A FELICIDADE FICOU ESTAMPADA COM O SORRISO DE CADA CRIANÇA.
FOI MUITO GRATIFICANTE VER A FELICIDADE DELES.
Articulação com o currículo
MATEMÁTICA: Reconhecer, ordenar, seriar, sequenciar e classificar jogos, animais ou pequenos objetos, conforme seu tamanho, cor, forma, espécie, entre outros. Participar de jogos, brincadeiras e atividades diversificadas envolvendo números, quantidades e o pensamento lógico.
NATUREZA E SOCIEDADE: Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com diferentes animais e plantas, manifestando curiosidade, interesse e opinião própria. Preservar, cuidar e valorizar o meio ambiente, percebendo-se como parte integrante e agente de transformação. Saber identificar animais domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos, terrestres e aéreos.
ARTES VISUAIS: Exploração e manipulação de recursos como: pincéis e carimbos, através de cores, desenhos, imagens e pinturas. Experimentar diferentes tipos de materiais: areia, água, massa de modelar, cola colorida, tinta. Exploração e manipulação de variados suportes gráficos como: papel, tecido, e.v.a., sucatas, alg