Classificação: Profissões
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

AS AVENTURAS DOS BOMBEIROS MIRINS Gostei muito do trabalho, pois através dele as crianças puderam entender e vivenciar fatos que acontecem no dia-a-dia como a cooperação um com o outro. Minha filha ficou encantada com as visitas que fez e recebeu através do Programa A União faz a Vida
Larissa Caroline Souza Fernandes | responsável
Pergunta Exploratória

Para que existem essas profissões?

Expedição Investigativa

Fizemos a boa pergunta: Para que existem essas profissões. E 70 % das crianças optaram pela profissão bombeiros, relataram sobre a cor do caminhão e porque eles apagam o fogo e é muito legal. O tema escolhido por eles após a expedição investigativa foi os bombeiros. Durante o dia brincaram de bombeiros uns com o outro e no dia do brinquedo alguns até trouxeram um caminhão de bombeiro. Fizemos a seguinte pergunta: Para que existe essa profissão: Para apagar o fogo a aluna Nicolly e Lucas responderam e sendo assim esclarecemos que não somente para isso mas também, como salva vidas no mar, em desastre naturais como :terremoto, enchentes etc

Objetivos

Esse projeto tem por finalidade ampliar e desenvolver o conhecimento das crianças referente ao trabalho dos bombeiros , onde iremos englobar todo o contexto ao qual os mesmos são inseridos como, por exemplo, imagens, sons, conhecimento do local onde trabalharam , o cuidado com o fogo, altura etc. dentre outros, enfatizando o respeito com os mesmos.

Comunidade de Aprendizagem

No dia 30 de outubro fomos à Corporação Militar dos Bombeiros para uma visitação e conhecimento do local, fomos muito bem recebidos pelos soldados bombeiros de plantão, o qual nos mostraram os caminhões, ambulância, a forma de funcionamento dos veículos, como enchem os mesmos para apagar o fogo .Quando o alarme toca descem por um pau de sebo para chegar mais rápido aos veículos, sendo que os mesmos têm um tempo hábil para chegar ao local, pois sua missão é:Proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente para o bem estar da sociedade.
Conhecemos tempo a cabine de ligações e os bombeiros deram as nossas crianças uma lembrança, uma dobradura de ambulância e nossas crianças levaram ao mesmos um quadro feito pelos mesmos.

Articulação com o currículo

• Natureza e Sociedade
O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI – Vol. 3, 1998) nos trás que “A construção desse conhecimento também é uma das condições necessárias para que as crianças possam, aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida, bem como relacionadas à sua saúde”.


Ficha Técnica
Escola
CMEI João e Maria

Turma
Maternal IC

Número de alunos
21

Educadores
Sirlei Aparecida Barbosa Silva E Júlia de Fatima Silva Fernandes

Estado
Paraná

Município
Cianorte

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CIANORTE CENTRO

Apoiadores
Jaqueline Coelho Bagestero de Souza, Lorena Santos Barbosa E Marcia Regina da Silva Bernabé

Como Educadora, estou encantada com o Programa A União faz A Vida, pois é um aprendizado muito valioso que veio agregar no desenvolvimento das crianças, por meio de novos conhecimentos, elas podem vivenciar a realidade brincando conhecendo novas situações, usando sua imaginação e criança momentos únicos no qual é essencial para sua identidade e autonomia.
Sirlei Barbosa Silva e Júlia de Fátima Fernandes | Professor(a)