AS AVENTURAS DOS BOMBEIROS MIRINS
“ Gostei muito do trabalho, pois através dele as crianças puderam entender e vivenciar fatos que acontecem no dia-a-dia como a cooperação um com o outro. Minha filha ficou encantada com as visitas que fez e recebeu através do Programa A União faz a Vida
Larissa Caroline Souza Fernandes | responsável
Pergunta Exploratória
Para que existem essas profissões?
Expedição Investigativa
Fizemos a boa pergunta: Para que existem essas profissões. E 70 % das crianças optaram pela profissão bombeiros, relataram sobre a cor do caminhão e porque eles apagam o fogo e é muito legal. O tema escolhido por eles após a expedição investigativa foi os bombeiros. Durante o dia brincaram de bombeiros uns com o outro e no dia do brinquedo alguns até trouxeram um caminhão de bombeiro. Fizemos a seguinte pergunta: Para que existe essa profissão: Para apagar o fogo a aluna Nicolly e Lucas responderam e sendo assim esclarecemos que não somente para isso mas também, como salva vidas no mar, em desastre naturais como :terremoto, enchentes etc
Objetivos
Esse projeto tem por finalidade ampliar e desenvolver o conhecimento das crianças referente ao trabalho dos bombeiros , onde iremos englobar todo o contexto ao qual os mesmos são inseridos como, por exemplo, imagens, sons, conhecimento do local onde trabalharam , o cuidado com o fogo, altura etc. dentre outros, enfatizando o respeito com os mesmos.
Comunidade de Aprendizagem
No dia 30 de outubro fomos à Corporação Militar dos Bombeiros para uma visitação e conhecimento do local, fomos muito bem recebidos pelos soldados bombeiros de plantão, o qual nos mostraram os caminhões, ambulância, a forma de funcionamento dos veículos, como enchem os mesmos para apagar o fogo .Quando o alarme toca descem por um pau de sebo para chegar mais rápido aos veículos, sendo que os mesmos têm um tempo hábil para chegar ao local, pois sua missão é:Proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente para o bem estar da sociedade.
Conhecemos tempo a cabine de ligações e os bombeiros deram as nossas crianças uma lembrança, uma dobradura de ambulância e nossas crianças levaram ao mesmos um quadro feito pelos mesmos.
Articulação com o currículo
• Natureza e Sociedade
O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI – Vol. 3, 1998) nos trás que “A construção desse conhecimento também é uma das condições necessárias para que as crianças possam, aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida, bem como relacionadas à sua saúde”.