Importância de algumas profissões
“ O projeto é muito bom, minha filha Emilly chega em casa e vai logo falando que conheceu os Bombeiros, os Policiais, que eles brincaram com ela, minha filha gostou bastante, fico muito feliz por saber que está conhecendo coisas novas através do Programa A União Faz a Vida.
Renata Silva Mendonça | responsável
Pergunta Exploratória
Quais profissionais estarão presentes em nosso passeio?
Expedição Investigativa
Como as crianças do maternal ll são maiores, nesse dia pudemos sair e contornar o quarteirão do C.M.E.I, divididos em pequenos grupos e levados com os educadores. Dizer o que observaram e o que mais lhes chamou a atenção, ficou difícil, pois ficaram divididos entre os profissionais, ouviram o que tinham a dizer sobre seus trabalhos, mas não fizeram muitas perguntas.
Os profissionais que estiveram presentes foram: policiais, bombeiro, repórter, educadores, cozinheiras, faxineiras, enfermeiras e professor de judô. As crianças ficaram encantadas, mas durante a caminhada algumas se assustaram com a sirene da polícia e choraram, mas logo se acalmaram e curtiram o passeio.
Objetivos
Esse projeto tem por finalidade ampliar e desenvolver o conhecimento das crianças referente a algumas profissões, onde iremos englobar todo o contexto que os profissionais estão inseridos a fim de que possam bem realizar suas funções.
Comunidade de Aprendizagem
A faxineira desempenha um papel importante?
Convidamos para estar conosco nesse dia, algumas das faxineiras do CMEI, para falar com as crianças sobre a importância da limpeza e seus benefícios. Também demos ênfase a esses profissionais que tanto cuida de nossos ambientes parta que possamos ter uma boa qualidade de vida.
Articulação com o currículo
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Uso da linguagem oral para conversar, se comunicar, expressar-se.
Observação e manuseio de materiais impressos como livros, jornais e revistas.
NATUREZA E SOCIEDADE: Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos no tocante as profissões.
Conhecimento da profissão de seus pais.
Reconhecer contos, poesias, canções, parlendas e trava-língua.
MÚSICA: Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo e diversos materiais.
Participação em brincadeiras e jogos rítmicos e cantados sobre algumas profissões.
Escuta de vários tipos de música.
MATEMÁTICA: Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, tempo e espaço em jogos, brincadeiras e músicas.