Classificação: PROFISSÕES
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Importância de algumas profissões O projeto é muito bom, minha filha Emilly chega em casa e vai logo falando que conheceu os Bombeiros, os Policiais, que eles brincaram com ela, minha filha gostou bastante, fico muito feliz por saber que está conhecendo coisas novas através do Programa A União Faz a Vida.
Renata Silva Mendonça | responsável
Pergunta Exploratória

Quais profissionais estarão presentes em nosso passeio?

Expedição Investigativa

Como as crianças do maternal ll são maiores, nesse dia pudemos sair e contornar o quarteirão do C.M.E.I, divididos em pequenos grupos e levados com os educadores. Dizer o que observaram e o que mais lhes chamou a atenção, ficou difícil, pois ficaram divididos entre os profissionais, ouviram o que tinham a dizer sobre seus trabalhos, mas não fizeram muitas perguntas.
Os profissionais que estiveram presentes foram: policiais, bombeiro, repórter, educadores, cozinheiras, faxineiras, enfermeiras e professor de judô. As crianças ficaram encantadas, mas durante a caminhada algumas se assustaram com a sirene da polícia e choraram, mas logo se acalmaram e curtiram o passeio.

Objetivos

Esse projeto tem por finalidade ampliar e desenvolver o conhecimento das crianças referente a algumas profissões, onde iremos englobar todo o contexto que os profissionais estão inseridos a fim de que possam bem realizar suas funções.

Comunidade de Aprendizagem

A faxineira desempenha um papel importante?
Convidamos para estar conosco nesse dia, algumas das faxineiras do CMEI, para falar com as crianças sobre a importância da limpeza e seus benefícios. Também demos ênfase a esses profissionais que tanto cuida de nossos ambientes parta que possamos ter uma boa qualidade de vida.

Articulação com o currículo

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Uso da linguagem oral para conversar, se comunicar, expressar-se.
 Observação e manuseio de materiais impressos como livros, jornais e revistas.
NATUREZA E SOCIEDADE: Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos no tocante as profissões.
 Conhecimento da profissão de seus pais.
 Reconhecer contos, poesias, canções, parlendas e trava-língua.
MÚSICA: Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo e diversos materiais.
 Participação em brincadeiras e jogos rítmicos e cantados sobre algumas profissões.
 Escuta de vários tipos de música.
MATEMÁTICA: Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, tempo e espaço em jogos, brincadeiras e músicas.


Ficha Técnica
Escola
CMEI João e Maria

Turma
Maternal II

Número de alunos
23

Educadores
José Carlos Crepaldi e Valéria de Lima Gonçalves

Estado
Paraná

Município
Cianorte

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CIANORTE CENTRO

Apoiadores
Jaqueline Coelho Bagestero de Souza, Sabrina Maioli Marino, Márcia Regina da Silva Bernabé e Kely Alves Cardoso.

Embora seja o primeiro projeto que desenvolvemos com essas coordenadas da cooperação, achei bastante interessante, porque no mundo adulto às vezes, essa questão deixa a desejar visto que, as pessoas desde a mais de idade, tem aprendido a fazer tudo sozinha e a se destacar sem a ajuda do outro. Então passamos a pensar algumas atividades que poderia deixá-las fazer cooperando, ajundando uma à outra. Percebi que o resultado foi bom, pois todos passaram a se identificar com aquela atividade pronta, vendo ali os seus traços, a sua contribuição.
José Carlos Crepaldi E Valéria de Lima Gonçalves | Professor(a)