Monteiro Lobato
“ "Quero fazer faculdade na UNISC", após visita à biblioteca;\n"Como é grande a UNISC";\n"Com esse projeto apendemos a ler e escrever";\n"O que mais gostei de fazer, foi o livro digital";\n"Monteiro Lobato foi alfabetizado pela mãe".
alunos | aluno(a)
“ DEPOIMENTOS: pais, irmãos, avós...\n\n“ É DIVERTIDO PARA OS NOSSOS FILHOS, APRENDENDO BRINCANDO, CRESCENDO, APRENDENDO SEM SE ESFORÇAR”.\n“ A CRIATIVIDADE DOS ALUNOS EM CRIAR HISTÓRIAS E A INTERAÇÃO DO 1º E 2º ANOS COM PAIS E FILHOS”.\n“BOA IDEIA DE FAZER ESSE PROJETO DO MONTEIRO LOBATO, INCENTIVANDO À LEITURA”.\n“ESTE PROJETO É MUITO LEGAL, MINHA FILHA GOSTOU MUITO DAS FOTOS DA BIBLIOTECA, NA SACOLA DO PROJETO. FOI MUITO BOM ACOMPANHAR.ESPERO QUE A SACOLA VOLTE MAIS VEZES”!\n\n“ACHEI INTERESSANTE O INTERESSE QUE AS CRIANÇAS TEM ATÉ HOJE POR MONTEIRO LOBATO. DESDE DE 1980 QUE EU ASSISTIA NA TV”.\n“ACHEI INTERESSANTE A FORMA DIFERENTE DE APRENDIZAGEM”.“GOSTAMOS MUITO DO PROJETO, É MUITO IMPORTANTE A LEITURA PARA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS”.\n“NÓS ADORAMOS VER O NOSSO FILHO PARTICIPANDO DAS ATIVIDADES”.“FILHA, EU ACHEI MUITO BONITO O GAVIÃO REUNINDO O TRIBUNAL PARA O JULGAMENTO DA CAUSA.
pais, avós, irmãos | responsável
Pergunta Exploratória
O que quero aprender na biblioteca?
Expedição Investigativa
-Nas aulas de artes com as monitoras Juliana Oliveira e -Edivania Santos Rocha, cada aluno confeccionou seu binóculo com rolos de papel, tinta têmpera e barbante; Texto coletivo explicando passo a passo a confecção dos binóculos;\n-Preparação com a professora titular e com auxilio das monitoras, das turmas 1ºe 2º anos, antes da expedição:\n-Roda de conversa: a partir de imagens, relatar o que veem, explorando as palavras: Expedição e investigação, sendo a escriba das ideias, a aluna Yasmin, por ser ajudante do dia;\n-Construção coletiva de texto, explicando as duas palavras;\nDesenho representando o trajeto que iremos realizar da sala até a biblioteca;\n-Investigando com os binóculos a biblioteca, os alunos decidiram o tempo de 30 minutos para realizar esta tarefa.
Objetivos
• A partir do que as crianças observarem na biblioteca, construir atividades significativas, partindo do que aguça a curiosidade dos alunos.
Comunidade de Aprendizagem
• Professor de artes contribuindo na confecção de binóculos para realizar a expedição investigativa;\n• Servente da escola com a colaboração da limpeza diária da biblioteca;\n• Equipe da SMECDT contribuindo com auxílio pedagógico e assessoria para arrumar os computadores;\n• Participação dos pais na sacola da leitura e retirada dos livros, que são “lidos” em casa;\n• Assessoria do PUFV na elaboração e execução do projeto;\n• Monitoras que auxiliam e também são protagonistas da turma e da professora, para melhor andamento das atividades;\n• A equipe diretiva que apoia nas atividades realizadas;\n• Os demais colegas da escola que contribuem com suas ideias, opiniões...
Articulação com o currículo
O QUE ELE FAZIA E O QUE GOSTAVA DE FAZER?\nProfissões;\nPintura;\nFiguras geométricas;\nO que gostaria de ser;\nFamília;\nÁrvore genealógica;\nZona rural e urbana;\nConfeccionar livros sem mediação do professor;\nLeitura deleite, compartilhada;\nOralidade;\nQuebra-cabeças;\nDramatizações de fábulas;\nProblemas matemáticos;\nCOMO APRENDIA? COMO ELE ESTUDAVA E O QUE PENSAVA?\n\n\nBiografia;\nGêneros textuais;\nLinha do tempo;\nValores (críticas, diversidade...);\nOralidade;\nLeitura deleite, compartilhada;\nDatas, faixa etária;\nConfecção da janela (mural) com os índices informativos;\n \nQUAIS AS OBRAS?\n\nGêneros textuais;\nInfantil e adulto (livros);\nLeitura deleite da obra principal;\nPáginas, números, antecessor, sucessor, sequência;\nConfecção de livro digital;\nVisita à biblioteca;\n
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Escolha do tema:\nEm uma roda de conversa com os alunos e apresentaram o desenho do que acharam interessante, definimos o tema do projeto. Os alunos sugeriram nomes e após realizamos a votação com contagem das mãos;\n\nTemas sugeridos: \n\nMonteiro Lobato;\nMisterios;\nLivros de mistérios.\n\n\nPor 14 votos, o nome do projeto ficou definido: Monteiro Lobato.\n 5- RODA DE CONVERSA: \n• Os alunos relataram oralmente o que viram/encontraram na biblioteca. Registramos em forma de itens o que sabemos sobre a biblioteca;\n• Desenho do que achou interessante.