Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Monteiro Lobato "Quero fazer faculdade na UNISC", após visita à biblioteca;\n"Como é grande a UNISC";\n"Com esse projeto apendemos a ler e escrever";\n"O que mais gostei de fazer, foi o livro digital";\n"Monteiro Lobato foi alfabetizado pela mãe".
alunos | aluno(a)
DEPOIMENTOS: pais, irmãos, avós...\n\n “ É DIVERTIDO PARA OS NOSSOS FILHOS, APRENDENDO BRINCANDO, CRESCENDO, APRENDENDO SEM SE ESFORÇAR”.\n “ A CRIATIVIDADE DOS ALUNOS EM CRIAR HISTÓRIAS E A INTERAÇÃO DO 1º E 2º ANOS COM PAIS E FILHOS”.\n “BOA IDEIA DE FAZER ESSE PROJETO DO MONTEIRO LOBATO, INCENTIVANDO À LEITURA”.\n “ESTE PROJETO É MUITO LEGAL, MINHA FILHA GOSTOU MUITO DAS FOTOS DA BIBLIOTECA, NA SACOLA DO PROJETO. FOI MUITO BOM ACOMPANHAR.ESPERO QUE A SACOLA VOLTE MAIS VEZES”!\n\n“ACHEI INTERESSANTE O INTERESSE QUE AS CRIANÇAS TEM ATÉ HOJE POR MONTEIRO LOBATO. DESDE DE 1980 QUE EU ASSISTIA NA TV”.\n “ACHEI INTERESSANTE A FORMA DIFERENTE DE APRENDIZAGEM”. “GOSTAMOS MUITO DO PROJETO, É MUITO IMPORTANTE A LEITURA PARA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS”.\n “NÓS ADORAMOS VER O NOSSO FILHO PARTICIPANDO DAS ATIVIDADES”. “FILHA, EU ACHEI MUITO BONITO O GAVIÃO REUNINDO O TRIBUNAL PARA O JULGAMENTO DA CAUSA.
pais, avós, irmãos | responsável
Pergunta Exploratória

O que quero aprender na biblioteca?

Expedição Investigativa

-Nas aulas de artes com as monitoras Juliana Oliveira e -Edivania Santos Rocha, cada aluno confeccionou seu binóculo com rolos de papel, tinta têmpera e barbante; Texto coletivo explicando passo a passo a confecção dos binóculos;\n-Preparação com a professora titular e com auxilio das monitoras, das turmas 1ºe 2º anos, antes da expedição:\n-Roda de conversa: a partir de imagens, relatar o que veem, explorando as palavras: Expedição e investigação, sendo a escriba das ideias, a aluna Yasmin, por ser ajudante do dia;\n-Construção coletiva de texto, explicando as duas palavras;\nDesenho representando o trajeto que iremos realizar da sala até a biblioteca;\n-Investigando com os binóculos a biblioteca, os alunos decidiram o tempo de 30 minutos para realizar esta tarefa.

Objetivos

• A partir do que as crianças observarem na biblioteca, construir atividades significativas, partindo do que aguça a curiosidade dos alunos.

Comunidade de Aprendizagem

• Professor de artes contribuindo na confecção de binóculos para realizar a expedição investigativa;\n• Servente da escola com a colaboração da limpeza diária da biblioteca;\n• Equipe da SMECDT contribuindo com auxílio pedagógico e assessoria para arrumar os computadores;\n• Participação dos pais na sacola da leitura e retirada dos livros, que são “lidos” em casa;\n• Assessoria do PUFV na elaboração e execução do projeto;\n• Monitoras que auxiliam e também são protagonistas da turma e da professora, para melhor andamento das atividades;\n• A equipe diretiva que apoia nas atividades realizadas;\n• Os demais colegas da escola que contribuem com suas ideias, opiniões...

Articulação com o currículo

O QUE ELE FAZIA E O QUE GOSTAVA DE FAZER?\nProfissões;\nPintura;\nFiguras geométricas;\nO que gostaria de ser;\nFamília;\nÁrvore genealógica;\nZona rural e urbana;\nConfeccionar livros sem mediação do professor;\nLeitura deleite, compartilhada;\nOralidade;\nQuebra-cabeças;\nDramatizações de fábulas;\nProblemas matemáticos;\nCOMO APRENDIA? COMO ELE ESTUDAVA E O QUE PENSAVA?\n\n\nBiografia;\nGêneros textuais;\nLinha do tempo;\nValores (críticas, diversidade...);\nOralidade;\nLeitura deleite, compartilhada;\nDatas, faixa etária;\nConfecção da janela (mural) com os índices informativos;\n \nQUAIS AS OBRAS?\n\nGêneros textuais;\nInfantil e adulto (livros);\nLeitura deleite da obra principal;\nPáginas, números, antecessor, sucessor, sequência;\nConfecção de livro digital;\nVisita à biblioteca;\n 

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Escolha do tema:\nEm uma roda de conversa com os alunos e apresentaram o desenho do que acharam interessante, definimos o tema do projeto. Os alunos sugeriram nomes e após realizamos a votação com contagem das mãos;\n\nTemas sugeridos: \n\nMonteiro Lobato;\nMisterios;\nLivros de mistérios.\n\n\nPor 14 votos, o nome do projeto ficou definido: Monteiro Lobato.\n 5- RODA DE CONVERSA: \n• Os alunos relataram oralmente o que viram/encontraram na biblioteca. Registramos em forma de itens o que sabemos sobre a biblioteca;\n• Desenho do que achou interessante.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Professora Adélia Figueiredo de Menezes

Diretor
Adriana Olivera da Silva

Turma
1º e 2º anos

Número de alunos
18

Educadores
Juliana Oliveira, Edivania Santos Rocha e Tainara Fontoura;Rejane Fagundes Maiquel Cecília Niemeyer Catiane Dornelles Maria Cristina Kaufmann

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Vale Verde

Cooperativa
SICREDI VALE DO RIO PARDO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE VALE VERDE

Apoiadores
Assessores pedagógicos do PUFV;\nEquipe diretiva;\nPais;\nSMECDT;\nFuncionárias da escola;

Assessoria Pedagógica
Prof. Rodrigo Correa Rodrigues
Ao enfocar vida e as obras de Monteiro Lobato, por curiosidades dos alunos do primeiro e segundo anos, percebemos que ele foi um homem preocupado com a realidade de seu tempo. Desde a sua juventude preocupou-se com as questões que o seu país estava passando. Por meio de sua literatura buscou contribuir de forma significativa, ao trazer para a criança personagens criados em meio à fantasia do mundo infantil possibilitando ampliar o imaginário dos pequenos leitores.\n Com certeza, aprendemos uns com os outros nesta caminhada, na qual como alfabetizadora mais aprendi do que ensinei. Registro aqui meu encantamento e como diz a Vice-Diretora da escola Maria Cristina Kaufmann: “Continuo acreditando na EDUCAÇÃO”. \nSOU APAIXONADA E REALIZADA EM TER ESCOLHIDO A PROFISSÃO DE EDUCADORA!!!!!!!!!!!!!!!!!
Professora Adriana Maria Werlang | Professor(a)

Repercussão na mídia

Escola Adélia\n15 de julho · \nNo dia 12 de julho, os alunos das turmas do 1° e 2 ° ano, juntamente com a professora Adriana Werlang, monitora Tainara Fontoura e equipe diretiva, foram conhecer a biblioteca da Universidade de Santa do Sul - UNISC. Esta atividade vêm ao encontro do projeto Monteiro Lobato, o qual está sendo desenvolvido nas turmas no Programa União Faz a Vida - PUFV.\nAs crianças foram surpreendentes nos questionamentos e curiosidades na realização desta atividade.
facebook página Escola Adélia