Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O JUDÔ NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um ótimo Projeto, pois percebi que começou a gostar mais de interagir com as crianças da turma, quando vê algo sobre o que aprendeu fica ansioso para contar e mostrar tudo para nós. Muito bom!!!
Marcelo Sanches | responsável
Pergunta Exploratória

O QUE VAMOS CONHECER?

Expedição Investigativa

A nossa expedição investigativa foi realizada no pátio do CMEI João e Maria, com as crianças da turma do Maternal I B. Fomos lá fora ver o que estava acontecendo as crianças se depararam de frente com dois policiais conversando com as crianças quando olharam viram também um professor de judô com roupas de judô, era o professor Paulo passando de frente ao CMEI onde as crianças logo foram perguntando: “porque você está com essa roupa?”. Logo depois chegou o caminhão do corpo de bombeiro e a direção da CMEI e demais funcionários.
As crianças empolgadas queriam saber algo sobre o judô .”O que é judô?” “Como funciona e quem pode fazer?” O professor contou um pouco sobre a historia do judô e suas origens. Depois fomos passear fora do cmei ver o caminhão do corpo de bombeiro, onde foi uma empolgação só onde os bombeiros mostraram como funciona os seus equipamentos.

Objetivos

o judô que é um esporte que vem contribuir juntamente com a educação onde desempenha um papel de unir e estimular o desenvolvimento livre, integral, solidário e coletivo das pessoas, além de afirmar os seus valores no mundo e promover o desenvolvimento e a qualidade de vida. Atividades esportivas além de trazer benefícios para o corpo e para a mente, ainda despertam a cooperação, a criatividade, a disciplina, o espírito de equipe, que são elementos essenciais para o processo de desenvolvimento infantil.

Comunidade de Aprendizagem

Foi realizada a comunidade de aprendizagem com a presença do professor de judô Paulo Fernandes, onde teve uma conversa com as crianças abordando os temas do índice formativo.
A roupa utilizada no judô é “engraçada”; o professor explicou o porque de utilizar a roupa de judô deixando o atleta com mais flexibilidade nos seus movimentos.
Utiliza uma faixa preta na barriga, onde mostra o nível que o judoca se encontra.
Como amarrar a faixa na cintura, o judoca mostrou as crianças a maneira correta de amarrar a faixa na cintura.
Cumprimentar o adversário, conversando com as crianças o judoca mostrou como deve cumprimentar seu adversário.
Professor utiliza vários materiais para pratica do esporte, foi demonstrado para as crianças o tatame lugar onde deve se praticar o esporte, a roupa do judoca
sendo a roupa para realização do esporte. E a faixa que deve ser amarrada na cintura do judoca.

Articulação com o currículo

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Desenvolvimento da expressão verbal;
 Exploração da comunicação gestual;
 Criação e representação por meio da roupa que o judoca utiliza.
ARTES VISUAIS: Exploração e utilização de procedimentos para dançar, desenhar, modelar e pintar;
 Modelagens usando areia colorida;
 Pinturas usando tinta guache, giz de cera, e outros materiais.
NATUREZA E SOCIEDADE: Desenvolver trabalhos em grupo de cooperação;
 Explorar todo contexto dentro do judô.


Ficha Técnica
Escola
CMEI João e Maria

Turma
Maternal IB

Número de alunos
21

Educadores
Juliana Naia e Elaine Griggio

Estado
Paraná

Município
Cianorte

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CIANORTE CENTRO

Apoiadores
Jaqueline Coelho Bagestero, Maria Celeste e Marcia Regina

“O Programa A União Faz a Vida trabalha valores, dando as nossas crianças maior contato com aquilo que aprendem em sala, oferecendo maior experiência de vida e a participação da comunidade e da criança, oportunizando novas formas de aprendizagem”.
Juliana Naia e Elaine Cristina Silva Griggio. | Professor(a)