Lendas, leitura e imaginação
“ Foi uma experiência muito legal, pois através das lendas e das pesquisas sobre "Folclore", a gente conhece e compreende a nossa cultura.
Julia Zini Lermen | aluno(a)
“ Foi muito importante este projeto, pois as crianças conseguiram entender o que é a cultura popular e como é importante preservar as nossas raízes. Além disso, o Folclore (lendas) misturam fatos reais e históricos com fantasia o que desperta a imaginação das crianças.
Simone Zini Moreira | responsável
Pergunta Exploratória
Por que devemos conhecer nossa cultura e nossa tradição?
Expedição Investigativa
Pesquisar e estudar lendas folclóricas e dramatizar por toda a comunidade escolar.
Objetivos
Formar leitores questionadores, capazes de acionar processos que motivem o interesse pela leitura e a produção de lendas, proporcionando-lhes instrumentos necessários para que estejam aptos a continuar seu processo de autoconstrução, ou seja, preparar o aluno para trazer a lenda para a sua realidade do mundo;Analisar lendas, características e emoções;Explanar o que é gênero textual através da própria produção de textos;Desenvolver a criatividade de interpretação;Analisar a produção da turma escolhendo textos para dramatização.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos Anos Iniciais
Articulação com o currículo
A articulação curricular nos anos iniciais se dá com muita naturalidade onde através dos campos de experiências contemplam todos estes conhecimentos e aprendizagens, esta articulação se dá na tranversalidade das grandes áreas do conhecimento como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ensino Religioso, Ciências, Educação Física, e Artes. Todas as ações e atividades planejadas são interdisciplinares.