Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Lendas, leitura e imaginação Foi uma experiência muito legal, pois através das lendas e das pesquisas sobre "Folclore", a gente conhece e compreende a nossa cultura.
Julia Zini Lermen | aluno(a)
Foi muito importante este projeto, pois as crianças conseguiram entender o que é a cultura popular e como é importante preservar as nossas raízes. Além disso, o Folclore (lendas) misturam fatos reais e históricos com fantasia o que desperta a imaginação das crianças.
Simone Zini Moreira | responsável
Pergunta Exploratória

Por que devemos conhecer nossa cultura e nossa tradição?

Expedição Investigativa

Pesquisar e estudar lendas folclóricas e dramatizar por toda a comunidade escolar.

Objetivos

Formar leitores questionadores, capazes de acionar processos que motivem o interesse pela leitura e a produção de lendas, proporcionando-lhes instrumentos necessários para que estejam aptos a continuar seu processo de autoconstrução, ou seja, preparar o aluno para trazer a lenda para a sua realidade do mundo;Analisar lendas, características e emoções;Explanar o que é gênero textual através da própria produção de textos;Desenvolver a criatividade de interpretação;Analisar a produção da turma escolhendo textos para dramatização.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos Anos Iniciais

Articulação com o currículo

A articulação curricular nos anos iniciais se dá com muita naturalidade onde através dos campos de experiências contemplam todos estes conhecimentos e aprendizagens, esta articulação se dá na tranversalidade das grandes áreas do conhecimento como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ensino Religioso, Ciências, Educação Física, e Artes. Todas as ações e atividades planejadas são interdisciplinares.


Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F. DR. ADOLPHO SEBASTIANY

Diretor
CLÁUDIO ANTÔNIO WESTPHALEN

Turma
5º ANO

Número de alunos
24

Educadores
DANIELA MIRELE PEREIRA

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Sobradinho

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SOBRADINHO

Apoiadores
SMECTD\nCOMUNIDADE ESCOLAR

Assessoria Pedagógica
Andréa Cristina Costa
Através deste projeto os alunos puderam entender que as lendas foram criadas por homens de diferentes tempos como uma maneira de explicar o que não conheciam. Nesse gênero o bem e o mal se confundem, assim com o humano e o FANTÁSTICO.
Daniela Mirele Pereira | Professor(a)