Cavalo
                                                                	“ Gostei muito de andar de cavalo. Foi  legal!                                    
                                     CRIANÇA | aluno(a) 
                                                                	“ Foi muito  interessante o projeto. meu filho todos os dias comentava em casa sobre o cavalo. E o melhor era ver que ele não queria perder um dia de ir a escola.                                    
                                     MÃE | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 Observação das crianças assistindo o vídeo Meu cavalo, meu Bretão. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Reconhecer os diferentes elementos  e caracterizá-los de acordo com as indicações de cores e formas. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Vania Coelho de Oliveira Silva
Jaqueline Soares Senra 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 As atividades pedagógicas desenvolvidas no cotidiano da turma se caracterizam pela participação, protagonismo, imaginário e interações entre os pares. Com esta premissa, o projeto foi potencializado e, logo que a Expedição Investigativa  foi realizada as crianças já demonstraram interesse pelo tema, por elas escolhido. Com o projeto, o cotidiano da turma melhorou muito, principalmente em relação a participação dos pais e, a autonomia das crianças. As atividades diárias foram registradas em tempo real e o processo de letramento das crianças ocorreu de forma lúdica e interativa, garantindo aprendizagem significativa, tanto para as crianças, quanto para os adultos envolvidos. 
                                    
                                                                        Processo Assemblear / Conselho de Grupo
                                    
 O processo assemblear ocorreu de forma democrática, envolvendo todas as crianças na escolha do tema e nas demais etapas do processo.