Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Cavalo Gostei muito de andar de cavalo. Foi legal!
CRIANÇA | aluno(a)
Foi muito interessante o projeto. meu filho todos os dias comentava em casa sobre o cavalo. E o melhor era ver que ele não queria perder um dia de ir a escola.
MÃE | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo?

Expedição Investigativa

Observação das crianças assistindo o vídeo Meu cavalo, meu Bretão.

Objetivos

Reconhecer os diferentes elementos e caracterizá-los de acordo com as indicações de cores e formas.

Comunidade de Aprendizagem

Vania Coelho de Oliveira Silva
Jaqueline Soares Senra

Articulação com o currículo

As atividades pedagógicas desenvolvidas no cotidiano da turma se caracterizam pela participação, protagonismo, imaginário e interações entre os pares. Com esta premissa, o projeto foi potencializado e, logo que a Expedição Investigativa foi realizada as crianças já demonstraram interesse pelo tema, por elas escolhido. Com o projeto, o cotidiano da turma melhorou muito, principalmente em relação a participação dos pais e, a autonomia das crianças. As atividades diárias foram registradas em tempo real e o processo de letramento das crianças ocorreu de forma lúdica e interativa, garantindo aprendizagem significativa, tanto para as crianças, quanto para os adultos envolvidos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma democrática, envolvendo todas as crianças na escolha do tema e nas demais etapas do processo.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL SÃO MIGUEL

Turma
Mat II

Número de alunos
15

Educadores
Elieni Bezerra da Silva

Estado
Mato Grosso

Município
Juscimeira

Cooperativa
SICREDI VALE DO CERRADO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO JUSCIMEIRA

Apoiadores
Vania Coelho de Oliveira Silva

a metodologia me auxiliou muito. Ela transformou a nossa instituição e com o projeto, que partiu de um vídeo, fizemos muitas atividades contextualizadas, envolvemos a comunidade e percebemos o quanto podemos aprender juntos.