Cavalo
“ Gostei muito de andar de cavalo. Foi legal!
CRIANÇA | aluno(a)
“ Foi muito interessante o projeto. meu filho todos os dias comentava em casa sobre o cavalo. E o melhor era ver que ele não queria perder um dia de ir a escola.
MÃE | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo?
Expedição Investigativa
Observação das crianças assistindo o vídeo Meu cavalo, meu Bretão.
Objetivos
Reconhecer os diferentes elementos e caracterizá-los de acordo com as indicações de cores e formas.
Comunidade de Aprendizagem
Vania Coelho de Oliveira Silva
Jaqueline Soares Senra
Articulação com o currículo
As atividades pedagógicas desenvolvidas no cotidiano da turma se caracterizam pela participação, protagonismo, imaginário e interações entre os pares. Com esta premissa, o projeto foi potencializado e, logo que a Expedição Investigativa foi realizada as crianças já demonstraram interesse pelo tema, por elas escolhido. Com o projeto, o cotidiano da turma melhorou muito, principalmente em relação a participação dos pais e, a autonomia das crianças. As atividades diárias foram registradas em tempo real e o processo de letramento das crianças ocorreu de forma lúdica e interativa, garantindo aprendizagem significativa, tanto para as crianças, quanto para os adultos envolvidos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática, envolvendo todas as crianças na escolha do tema e nas demais etapas do processo.