Você quer brincar?
“ Gostei muito do projeto, eu gosto muito de brincar, mas eu não tinha esse montão de brinquedos. Quando a mochila foi na minha casa, eu fiquei muito feliz, brinquei muito com minha irmã e com a minha prima. Na escola tinha um montão de brincadeiras diferentes, foi muito divertido, a tia da escola também ensinou fazer brinquedos com garrafa, ficou lindo.
Criança | aluno(a)
“ Esse projeto ajudou muito a minha filha, Receber a mochila em minha casa foi muito legal, consegui tirar um pouco minha filha do celular, percebi ela mais animada com as atividades, mais disposta com atividades que envolvem os movimentos, percebi que a criança precisa brincar mais, conviver mais, ser mais criança.
Mãe | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar as obras de arte em exposição?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu a partir da observação, leitura e interpretação de diferentes OBRAS DE ARTES expostas na Instituição
Objetivos
Desenvolver a cooperação, a solidariedade e a socialização nas ações cotidianas através de brincadeiras e interações lúdicas.
Comunidade de Aprendizagem
Adelaide Castello
Articulação com o currículo
As práticas pedagógicas na Educação Infantil necessitam de um planejamento flexível, aberto e focado no desenvolvimento integral das crianças. Com o compromisso de trabalhar a sensibilidade do olhar e da leitura ampliada das crianças, a Expedição Investigativa foi realizada dentro do campo CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS. Com atenção, as crianças realizaram a expedição e, depois de escolherem o tema, a área de Linguagem articulou o Currículo, possibilitando a interação, a brincadeira e a socialização das crianças com os familiares. Com o projeto VOCÊ QUER BRINCAR, diferentes estratégias foram realizadas e, as perguntas que seguem, feitas pelas crianças, foram respondidas:
O Papai, a mamãe, o vovô e a vovó podem brincar?
Nós podemos fazer brinquedos?
Só existem brinquedos comprados?
Do que eu posso brincar?
As meninas gostam só de boneca e os meninos só de carrinho?
Entre as atividades, destacaram-se: mochila com brinquedos circulando nos lares das crianças e confecção de brinquedos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática, onde todas as crianças votaram no tema do projeto e, juntas participavam da escolha das estratégias pedagógicas.