O resgate dos Biomas, da história dos números e a diversidade do nosso chão.
Pergunta Exploratória
Conhecemos os biomas, as histórias, e a cultura do local onde vivemos?
Expedição Investigativa
Para melhor entender os biomas e climatologia do local, os alunos foram à estação meteorológica e Vvsitaram à estação de tratamento de água da CORSAN, de Lagoa Vermelha; Para estudo prático estiveram na fazenda Passo do Lima, onde aprenderam mais sobre a cultura da ovinocultura, ponto muito forte da economia local; Sobre os Biomas, foi realizada uma visita de campo em um sítio, no qual as crianças identificaram plantas nativas e coletaram amostras para estudo posterior; Para melhor compreender a estrutura de funcionamento da Administração pública os alunos visitaram todos os setores da Prefeitura Municipal.
Objetivos
proporcionar aos estudantes um contato maior com o meio em que vivem, oportunizando de modo prático o cálculo de determinadas áreas, mostrando o uso das medidas agrarias no cotidiano, coletar e escolher materiais, para posteriormente montar o jardim, fazendo com que os alunos façam reflexões sobre os assuntos abordados livremente, relacionando com as demais disciplinas, proporcionando maior compreensão da dimensão social, cultural e administrativo municipal.
Comunidade de Aprendizagem
Quanto a comunidade de aprendizagem muitos setores foram envolvidos; direção, coordenação, grupo de educadores, educandos, setores primários da nossa comunidade como Assovino, EMATER, profissionais liberais e comunidade em geral, como pais, responsáveis e órgão governamentais.
Articulação com o currículo
A articulação com o currículo se deu de forma interdisciplinar a medida que foram globalizadas as disciplinas para atender a demanda do projeto, na escrita, na pesquisa, na transformação do produto, na leitura e na matematização daquilo que foi estudado.