Cada fotografia tem sua história
“ Nesse ano nosso projeto foi referente a fotografias, com isso aprendemos um pouco mais sobre o assunto, onde foi bastante proveitoso porque através das ações realizadas adquirimos uma série de conhecimentos, que até o momento não dominávamos, sendo muito prazeroso trabalhar com esse tema.
Stéfani Pacheco | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Como podemos contar histórias através das fotografias?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu no dia 10/05. Os alunos passearam ao redor da escola e nas proximidades do Fórum e URI, registrando fotos de aspectos que chamavam sua atenção ao longo do caminho. Foi possível perceber que cada aluno registrou fotografias por olhares diferentes (selfie, fotos de flores, paisagens...). A expedição contou com a companhia inusitada de um cão da vizinhança que participou de todo o trajeto.
Objetivos
Conhecer a evolução das fotografias e qual a relação destas com os registros históricos, tanto oficiais quanto pessoais ao longo do tempo.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professor e profissional convidado
Alunos do Fundamental II
Articulação com o currículo
Educação Física
- Roda de conversa com profissional da área de fotografia
História
- Resgate das fotografias da família
- Pesquisa sobre as máquinas fotográficas e primeiras fotografias
- construção de uma linha do tempo
Todas as disciplinas - Concurso cultural de fotografias envolvendo todas as turmas dos anos finais
História e Geografia - Oficina de fotos com séries finais
História e Geografia -Visita orientada em estúdios fotográficos
Matemática -Pesquisa sobre o que são Mega pixels e sua evolução
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após voltarmos da expedição os alunos relataram o que sabiam e o que queriam saber sobre fotografias, construímos um cartaz e foi realizada a escolha do tema do projeto através de sugestões dos alunos, o qual foi escolhido: Cada fotografia tem sua história.