Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Projeto: VULCÕES O que eu mais gostei sobre vulcões foi o trabalho desenvolvido na aula de Arte que em duplas fizemos o bolo vulcão onde cada um pode demonstrar sua criatividade sobre o conhecimento dos mesmos.
Através do documentário visto na aula de Ciências aprendi que um vulcão pode entrar em erupção a qualquer momento e que suas consequências podem destruir uma cidade.
Já na aula de Geografia montamos um quebra cabeça que era constituído pelas partes de um vulcão. No filme Pompéia que assistimos na aula de história, vimos o vulcão Vesúvio entrar em erupção e matar todo povoado que vivia naquela cidade petrificado. Na aula de Português realizamos uma pesquisa em dupla e cada uma escolheu um vulcão para pesquisar e falar sobre o mesmo.
Luíza Biachini | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Quais os mistérios dos vulcões?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada em sala de aula onde os alunos assistiram um documentário sobre os vulcões. A ideia do filme foi inspirar e gerar curiosidades para que fosse possível dar início ao projeto.

Objetivos

Despertar a curiosidade dos alunos pelos fenômenos da natureza.

Comunidade de Aprendizagem


Família, Alunos e professora
Alunos e professora

Articulação com o currículo

Geografia Montagem de um quebra cabeça das placas tectônicas, identificando os locais do mundo que estão mais sujeitos as atividades sísmicas
Geografia Assistir ao vídeo Forças da Natureza sobre vulcões, terremotos e a situação do Brasil neste contexto. Após relato em conjunto e registro no caderno
Geografia Assistir ao Filme: Viagem ao Centro da terra baseado na Obra de Júlio Verne. Após realizar mesa redonda para explorar assuntos relevantes mencionados no filme
História Sessão Cinema com pipoca: Filme: Pompéia
Português e Ciência Confecção de um painel do projeto para colocar notícias atuais e curiosidades sobre vulcões
Ciências Pesquisa sobre os diferentes vulcões que existem e posterior relato sobre o que pesquisaram. Expor no painel os relatos feitos
Arte Produção de maquetes de vulcões com materiais diversos
Ciências Pesquisar na internet sobre os danos causados pelos vilões ao meio ambiente

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

após assistirem o documentário sobre os vulcões, foi concenso da turma o desenvolvimento deste projeto com esta tematica, tendo em vista o vasto campo a ser conhecido , pois o documentário gerou grande curiosidade.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Sílvio Aquino

Diretor
Leonice Regina Kowalski

Turma
6º ano

Número de alunos
16

Educadores
Simone Nascimento Berguenmayer e Bruneli R. Nunes

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Santiago

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SANTIAGO VILA NOVA

Apoiadores
Professores
Alunos
Comunidade Escolar

Assessoria Pedagógica
Micheli Cazaroli
Por meio do conhecimento de uma erupção vulcânica e seus efeitos de imediato no local onde está localizado, podemos concluir que suas consequências são destruidoras, principalmente em lugares povoados.
Entre os prejuízos mais relevantes podemos elencar a poluição do solo, da agua do ar, destruição da vegetação e de residências além de mortes.
Ao tomar conhecimento que vulcões são fenômenos naturais, que e necessário uma pesquisa e observação minuciosa dos mesmos, pois sua fumaça é bem tóxica e pode causar grande risco para as pessoas que moram nas suas proximidades, sendo que a erupção de um vulcão que estava inativo há anos pode ser fatal podendo vir em grande quantidade.
Quando observamos o nosso planeta e suas maneiras de se manifestar descobrimos que a natureza é sabia e que o gesto mais nobre do ser humano vai ser sempre respeitá-la.