Projeto: VULCÕES
                                                                	“ O que eu mais gostei sobre vulcões foi o trabalho desenvolvido na aula de Arte que em duplas fizemos o bolo vulcão onde cada um pode demonstrar sua criatividade sobre o conhecimento dos mesmos.
     Através do documentário visto na aula de Ciências aprendi que um vulcão pode entrar em erupção a qualquer momento e que suas consequências podem destruir uma cidade.
      Já na aula de Geografia montamos um quebra cabeça que era constituído pelas partes de um vulcão. No filme Pompéia que assistimos na aula de história, vimos o vulcão Vesúvio entrar em erupção e matar todo povoado que vivia naquela cidade petrificado. Na aula de Português realizamos uma pesquisa em dupla e cada uma escolheu um vulcão para pesquisar e falar sobre o mesmo.                                    
                                     Luíza Biachini | aluno(a) 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Quais os mistérios dos vulcões?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 A expedição investigativa foi realizada em sala de aula onde os alunos assistiram um documentário sobre os vulcões. A ideia do filme foi inspirar e gerar curiosidades para que fosse possível dar início ao projeto. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Despertar a curiosidade dos alunos pelos fenômenos da natureza. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 
Família, Alunos e professora
Alunos e professora 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Geografia	Montagem de um quebra cabeça das placas tectônicas, identificando os locais do mundo que estão mais sujeitos as atividades sísmicas
Geografia	Assistir ao vídeo Forças da Natureza sobre vulcões, terremotos e a situação do Brasil neste contexto. Após relato em conjunto e registro no caderno
Geografia	Assistir ao Filme: Viagem ao Centro da terra baseado na Obra de Júlio Verne. Após realizar mesa redonda para explorar assuntos relevantes mencionados no filme
História	Sessão Cinema com pipoca: Filme: Pompéia
Português e Ciência	Confecção de um painel do projeto para colocar notícias atuais e curiosidades sobre vulcões
Ciências	Pesquisa sobre os diferentes vulcões que existem e posterior relato sobre o que pesquisaram. Expor no painel os relatos feitos
Arte	Produção de maquetes de vulcões com materiais diversos
Ciências	Pesquisar na internet sobre os danos causados pelos vilões ao meio ambiente 
                                    
                                                                        Processo Assemblear / Conselho de Grupo
                                    
 após assistirem o documentário sobre os vulcões, foi concenso da turma o desenvolvimento deste projeto com esta tematica, tendo em vista o vasto campo a ser conhecido , pois o documentário gerou grande curiosidade.